Curta nossa Página no Facebook
As novas regras da reforma política-eleitoral, aprovadas em 2021, reduziram o número de candidatos de 62 para 42 em Manaus, e o fim das coligações diminuiu em 585 o número de concorrentes. Esses eram, em sua maioria, os chamados “rabo da fila”, candidatos que obtinham cerca de 250 votos. Esses quase 150 mil votos serão agora redistribuídos entre todos os concorrentes.
Com 826 candidatos registrados neste ano, cada vaga de vereador em Manaus será disputada, em média, por 20,1 candidatos. Há quatro anos, eram 1.411 candidatos a vereador, o que resultava em uma média de 34,4 candidatos por vaga para as 41 cadeiras disponíveis.
A criação da figura da Federação Partidária, um agrupamento de partidos que deve durar pelo menos quatro anos e substituiu as coligações, também ajudou a reduzir o número de candidatos a vereador em Manaus.
Um exemplo é a Federação Fé Brasil, formada por PT, PCdoB e PV, que lançou 42 candidatos nas eleições deste ano (19 do PT, 15 do PV e 8 do PCdoB). Com as regras antigas, se cada partido concorresse individualmente, poderiam ter até 186 nomes no total.
A linha de corte para eleger um vereador em um partido forte será mais alta, exigindo, em alguns casos, até 7.500 votos.
Fonte: RealTime1
Curta nossa Página no Facebook