Caprichoso e Garantido fazem ‘Duelo da Amazônia’ em Curitiba

Foto: Secom/divulgação

Curta nossa Página no Facebook

Bois-bumbás do Amazonas fazem três apresentações até o dia 27.

Pela primeira vez, os elencos dos bois-bumbás de Parintins, no Amazonas, se apresentam no maior festival de artes cênicas da América Latina, o de Curitiba.

O show inédito “Caprichoso e Garantido: o duelo da Amazônia” é um dos destaques da 32ª edição do festival, que começou nesta segunda-feira (25) com um público de 4 mil pessoas no teatro ViaSoft,

Hoje e amanhã (27), o bois voltam a se apresentar, no mesmo teatro, em uma degustação do Festival Folclórico de Parintins, promovido pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Na segunda-feira, o “duelo da Amazônia” foi aberto pelos apresentadores Israel Paulain (Garantido) e Edmundo Oran (Caprichoso), dividindo o mesmo palco.

O Garantido fez a primeira sequência de toadas com o levantador Sebastião Júnior, enquanto o tripa Batista Silva evoluía com o boi e a sinhazinha Valentina Coimbra.

O primeiro momento do elenco azulado foi comandado por Edmundo Oran e o levantador de toadas Patrick Araújo.

A sinhazinha da fazenda Valentina Cid dividiu a cena com o touro negro e o tripa Alexandre Azevedo.

O show durou uma hora e 20 minutos.

A apoteose foi ao som da toada do Caprichoso “O amor está no ar”, de Chico da Silva.

Nesse momento, todos os itens dos bumbás subiram ao palco.

A direção artística foi assinada por Rivaldo Pereira (Garantido) e Edwan Oliveira (Caprichoso).

Emoção do elenco

O gerente de eventos da SEC, Dênis Carvalho, que acompanha a delegação em Curitiba, disse que a apresentação foi diferenciada.

“Foi maravilhoso ver aquele público de mais de 3 mil pessoas cantando as toadas, vibrando a cada entrada dos itens oficiais, registrando cada momento. Foi muito bom ver que a nossa cultura está ultrapassando barreiras, ganhando e consolidando espaço em outros estados do Brasil”.

Ainda envolvido pelo calor da emoção, o pajé do boi Caprichoso, Erick Beltão, disse que “é de suma importância estar participando, fazendo esse intercâmbio cultural, representando todos os povos originários, principalmente, o boi Caprichoso e o festival de Parintins”.

Para Sebastião Júnior, shows como esses geram visibilidade e ampliam a demanda de apreciadores do festival.

“A nossa apresentação em Curitiba foi muito emocionante”.

Caprichoso

Marciele Albuquerque (cunhã-poranga), Marcela Marialva (porta-estandarte), Valentina Cid (sinhazinha), Edmundo Oran (apresentador), Patrick Araújo (levantador de toadas), Erick Beltrão (pajé) e Alexandre Azevedo (tripa).

O Corpo de Dança Caprichoso, músicos, os conselheiros de arte Ericky Nakanome, Edwan Oliveira, e os diretores Carlos Kaita e Neil Armstrong.

Garantido

Israel Paulain (apresentador), Sebastião Júnior (levantador), Edilene Tavares (rainha do folclore), Valentina Coimbra (sinhazinha), Lívia Christina (porta-estandarte), Adriano Paketá (pajé) e Batista Silva (tripa).

Completam o time os músicos e os dançarinos do Garantido Show.

 

 

 

Fonte: BNC Amazonas

Curta nossa Página no Facebook

Leia mais

Prefeitura de Manaus alinha plano tático operacional do 65° Festival Folclórico do Amazonas

editor

Artesão amazonense homenageia Zezinho Corrêa por meio de edital de cultura da Prefeitura de Manaus

editor

Pop, pagode, forró e gospel compõem a lista com mais 13 artistas locais confirmados para o ‘#SouManaus 2023’

editor