Curta nossa Página no Facebook

Primeira ação no interior marca início das atividades da nova Secretaria de Proteção Animal do Amazonas
A recém-criada Secretaria de Estado de Proteção Animal do Amazonas (Sepet) realizou, neste fim de semana (03 e 04/05), sua primeira campanha de castração no interior do estado, beneficiando cerca de 300 cães e gatos no município de Barcelos, localizado a 399 quilômetros de Manaus.
A ação, realizada em parceria com a Prefeitura de Barcelos, marcou o início das campanhas oficiais de controle populacional de animais domésticos na cidade, promovendo bem-estar animal e saúde pública.
Segundo a titular da Sepet, secretária Leda Maia, a castração é uma estratégia fundamental para prevenir o abandono e combater a superpopulação de animais nas ruas.

“A castração evita ninhadas indesejadas, reduz o abandono, diminui a superpopulação de animais nas ruas e previne diversas doenças, como infecções uterinas, câncer de mama nas fêmeas e câncer de próstata nos machos”, destacou Leda Maia.
Além dos benefícios à saúde, a secretária também pontuou que animais castrados vivem mais, com mais qualidade de vida, e tornam-se mais tranquilos, além de contribuírem para a redução de acidentes de trânsito e do risco de zoonoses — doenças transmitidas dos animais aos humanos.
“A Sepet nasceu com o compromisso de cuidar dos animais e promover políticas públicas eficazes. Essa campanha em Barcelos é só o começo de uma atuação que vai chegar a todo o Amazonas”, concluiu a secretária.
A iniciativa foi bem recebida pela população e deve se repetir em outros municípios do estado nas próximas etapas do cronograma da secretaria.
Curta nossa Página no Facebook