Portal NDC
Cidade

Prefeito em exercício reforça compromisso com assistência social em Manaus

Foto: João Vianna/Semcom e Diego Lima/Semasc

Curta nossa Página no Facebook

O prefeito de Manaus em exercício, Renato Junior, anunciou nesta terça-feira, 7/1, que as políticas de assistência social serão prioridade nos próximos quatro anos. Durante visita à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), ele enfatizou a necessidade de aprimorar a atenção às populações vulneráveis da cidade.

Realocação do Centro Pop

Entre as principais iniciativas, está a realocação do Centro Pop do bairro Petrópolis para o Centro de Manaus. O prefeito destacou a urgência dessa medida, já que o Centro concentra a maior parte das pessoas em situação de vulnerabilidade social, enquanto o atual local do Centro Pop dificulta o acesso dos que mais necessitam de apoio.

“O Centro de Manaus precisa dessa atenção. Realocar o Centro Pop garantirá um acolhimento mais eficaz para quem busca o suporte da Prefeitura de Manaus”, afirmou Renato Junior.

Planos para 2025

O novo secretário da Semasc, Saullo Vianna, anunciou que a secretaria está estruturando um planejamento estratégico para 2025, com foco na ampliação da cobertura de assistência social nas áreas mais carentes.

Atualmente, as zonas Norte e Leste, além das regiões ribeirinhas e rurais, apresentam os maiores “vazios assistenciais” — locais onde os serviços de assistência são insuficientes ou inexistentes. Segundo o Cadastro Único, mais de 169 mil famílias vivem em situação de pobreza nesses bairros.

A Semasc já opera 40 equipamentos socioassistenciais, como Cras, Creas, cozinhas comunitárias e casas de acolhimento, mas ainda enfrenta dificuldades para atender toda a população necessitada.

Foco na segurança alimentar e cidadania

O secretário Saullo Vianna destacou que as políticas de segurança alimentar, por meio de restaurantes populares e cozinhas comunitárias, serão ampliadas. Além disso, temas como o acolhimento de pessoas em situação de rua e a promoção da cidadania, especialmente voltada para as mulheres, serão priorizados.

“Estamos traçando um plano abrangente que leva em conta os vazios assistenciais e a necessidade de equipamentos públicos para ampliar nossa cobertura. A determinação do prefeito é clara: priorizar aqueles que mais precisam”, garantiu Vianna.

 

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais