Polícia desarticula organização que desviava medicamentos e produtos hospitalares no AM

Curta nossa Página no Facebook

Investigações apontam que um motorista de uma unidade hospitalar fazia o desviou de medicamentos e os revendia clandestinamente com a ajuda de um empresário. Mais de uma uma tonelada de medicamentos foi apreendida na operação.

Uma organização criminosa responsável pelo desvio de medicamentos e produtos hospitalares de unidades de saúde do Amazonas foi desarticulada pela Polícia Civil do estado. O desvio era feito por um motorista, lotado no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, para revender os produtos clandestinamente, apontam as investigações da polícia.

Na manhã da terça-feira (30), três pessoas foram presas pelo crime, entre eles, o motorista e um suspeito de receptar os produtos. A prisão em flagrante aconteceu no momento em que novos medicamentos desviados estavam sendo levados para a casa do motorista. Mais de uma tonelada de medicamentos foi apreendida no local.

Segundo a polícia, as investigações sobre o esquema de desvio começaram há cerca de um mês após denúncia da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). Durante esse período, a equipe policial conseguiu identificar que o furto era feito por um servidor da secretaria, lotado como motorista do HPS 28 de Agosto.

Ainda nas investigações, foi descoberto que um empresário, identificado como Antônio Lúcio Castro de Cena, trabalhava em cooperação com o motorista. Na averiguação, a polícia descobriu que esse empresário fazia o papel de intermediador das vendas clandestinas dos produtos desviados.

Desvio de medicamentos em Manaus — Foto: Divulgação/PC-AM
Desvio de medicamentos em Manaus — Foto: Divulgação/PC-AM

Ao longo de três semanas, os suspeitos foram monitorados enquanto faziam o trasporte dos materiais até a casa do motorista.

“Tinha um motorista do 28 de agosto que pegava essas caixas e levava até a casa dele, uma segunda pessoa ia até o local buscar essas caixas e levava pro endereço de um terceiro, que seria esse empresário”, explicou o titular do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Cícero Túlio.

Prisão

Na manhã da quarta-feira (30), durante a operação “Corsário”, a polícia conseguiu prender o motorista e o empresário Antônio Lúcio em flagrante. Conforme a polícia, no momento da prisão, a dupla estava fazendo o transportre de várias caixas de soro fisiológico furtadas do Hospital 28 de Agosto.

Na ocasião, também foi preso um receptador dos produtos, que segundo aponta as investigações, que planejava fazer a revenda dos produtos no interior do Amazonas.

Os suspeitos foram autuados por organização criminosa, furto qualificado, peculato doloso e receptação qualificada. Os homens ficarão à disposição da Justiça.

A operação foi deflagrada por meio do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), com o apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

As investigações do caso devem continuar para apurar sobre a eventual facilitação no desvio dos materiais e participação de outros envolvidos no esquema.

 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: G1 AM

Curta nossa Página no Facebook

Leia mais

Por que Bolsonaro assinou a renovação da concessão da Globo por mais 15 anos

editor

Três pessoas morrem soterradas em desabamento de casa

Redação

Complexo do Alemão contará com observatório do clima

editor