Portal NDC
Cidade

Píer Manaus 355 completa 1 ano e fortalece turismo fluvial na capital amazonense

Semcom

Curta nossa Página no Facebook

O primeiro píer turístico de Manaus, o Manaus 355, completa 1 ano de funcionamento nesta semana, consolidando-se como um dos principais pontos de embarque e desembarque para experiências fluviais na Amazônia. Localizado no início da avenida 7 de Setembro, ao lado do mirante Lúcia Almeida, o equipamento é parte do programa “Nosso Centro”, promovido pela Prefeitura de Manaus.

Desde sua inauguração, o píer já recebeu mais de 45 mil visitantes e operou embarques e desembarques para 28 mil pessoas, com a participação de mais de 370 empresas do setor turístico.

Com projeto arquitetônico do Implurb, o píer foi idealizado para embarcações de pequeno e médio porte e atende a rotas turísticas que incluem o Encontro das Águas, passeio com botos, visita a criadouros de pirarucu, tribos indígenas, feiras de artesanato, e almoços em restaurantes flutuantes. Os passeios duram entre 5 e 7 horas, com lanchas rápidas para grupos de até 70 pessoas.

“É mais do que uma estrutura, é um símbolo de valorização do nosso turismo e de compromisso com o Centro Histórico de Manaus”, declarou Carlos Valente, diretor-presidente do Implurb.

Além da infraestrutura moderna — com pontes flutuantes, atracadouros e ancoragem segura — o píer atrai moradores, turistas e operadores turísticos. Para o gerente de turismo Francisco Carvalho, o espaço representa “acolhimento, movimentação da economia e oportunidade para novas histórias”.

A estudante de design Ana Luiza Haya, que fez um dos passeios, destacou a organização e o custo-benefício. “Foi uma imersão fantástica. O píer e o mirante são bem estruturados e o guia fez toda a diferença com sua simpatia e conhecimento.”

O píer flutuante tem 80 metros de comprimento e pesa quase 300 toneladas, com pontes de acesso que se ajustam ao nível do rio Negro. A obra foi construída em estaleiro e integra o esforço da prefeitura para consolidar o turismo como motor de desenvolvimento econômico e cultural da cidade.

“Manaus tem vocação natural para o turismo fluvial, e o píer fortalece essa identidade amazônica”, concluiu Jender Lobato, diretor-presidente da ManausCult.

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais