Curta nossa Página no Facebook
O especial em vídeo “Pai Grávido” acompanha a gestação do Roberto Bete, 32, homem trans que deu à luz Noah, seu primeiro filho, com a companheira Erika Fernandes, 29. Roberto engravidou e quem amamenta Noah é Erika, mulher trans que fez um tratamento específico para conseguir produzir leite.
“Acham que a gente só vai adotar”, diz Erika, sobre a visão que a sociedade tem de uma mulher trans. “Diziam que eu teria uma vida solitária, sem um relacionamento, sem alguém para me amar. Diziam que a vida de trans é rua, prostituição e drogas, tudo de pior”, lembra a empreendedora.
Com cenas do casal durante a gravidez, “Pai Grávido” mostra a reação da família e de amigos com a gestação de Roberto. “Mostrar que a gente [homens trans] pode engravidar e continuar tendo nossa masculinidade mexe um pouco com a cabeça das outras pessoas”, afirma Roberto.
O documentário também traz questões importantes de saúde, como a transição de gênero e o papel dos hormônios durante todo o processo. “Pai Grávido” é uma parceria de MOV.doc, selo de documentários do UOL, VivaBem, a plataforma de saúde e bem-estar do UOL, e o Núcleo de Diversidade do UOL. Na reportagem completa em texto, é possível entender como a ciência age nos processos que Roberto e Erika fizeram para gestar e amamentar Noah.
Fotos: Arquivo pessoal.
Fonte: VivaBem / Uol play
Curta nossa Página no Facebook