Portal NDC
Política

Omar Aziz e Eduardo Braga lideram disputa em 2026, aponta pesquisa Census

Curta nossa Página no Facebook

O senador Omar Aziz (PSD) lidera a disputa para o governo do Amazonas nas eleições do próximo ano.

Na segunda pesquisa divulgada pela Census Consultoria, Omar aparece com 51% das intenções de voto estimulada, sendo que 68% obtidos no interior e 40% na capital.

No único cenário pesquisado, de apenas dois nomes, que desconsiderou as pré-candidaturas de David Almeida e/ou Tadeu de Souza (ambos do Avante) e que declaram a priori apoiar Omar, o nome da professora Maria do Carmo (PL) atingiu 26% das intenções de votos, sendo 18% no interior e 32% em Manaus, oito pontos atrás de Omar no principal colégio eleitoral.

Considerando os votos válidos, o senador atingiria 66% versus 34%, o que lhe garantiria uma vitória em primeiro turno, no dia 4 de outubro, com quase o dobro dos votos de sua adversária.

Quem lidera a disputa pelas 2 vagas do Senado?

O estudo eleitoral para as duas vagas do Senado foi testado com 6 pré-candidatos, governador Wilson Lima (União Progressista), os senadores Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB), o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), Marcelo Ramos (PT) e Marcos Rotta (Avante).

O eleitor amazonense poderá votar em até dois nomes, sendo o primeiro, o candidato de sua principal preferência e mais outra opção.

Com duas vagas em disputa, deve-se observar que a somatória final é de 200% e não de 100%.

O senador Eduardo Braga (MDB) aparece em primeiro lugar com 48% das intenções de votos, sendo 57% no interior e 42% na capital.

Em segundo lugar, o deputado federal Alberto Neto (PL), candidato declarado do ex-presidente Jair Bolsanaro desde janeiro deste ano, atingiu 40% , dos quais  29% no interior e 48% em Manaus, onde lidera a disputa.

O governador Wilson Lima (União Progressista) conquistou 32% dos quais, 40% nos 61 municípios do interior e 26% na capital.

A diferença entre Alberto Neto e Wilson Lima, que poderão estar na mesma chapa em 2026, é de apenas oito pontos percentuais, sem considerar a margem de erro.

O grande questionamento é: quem terá, entre os dois, maior fôlego e estrutura de campanha para viabilizar uma das duas vagas para o Senado.

Metodologia da pesquisa

O levantamento da Census Consultoria, de Manaus, entrevistou por telefone 2 mil eleitores entre os dias 20 e 22 de agosto, sendo que 1.200 em Manaus e 800 em todos os 61 municípios do interior.

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com um nível de confiabilidade de 95%.

Confira o estudo completo:

 

 

Fonte: RealTime1

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais