Curta nossa Página no Facebook

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), divulgou novos indicadores que demonstram melhorias expressivas nos serviços de licenciamento, fiscalização e na expansão da construção civil na capital amazonense. Entre 2021 e 2024, a autarquia registrou mais de 26 mil processos formalizados, atingindo uma média anual de 6.500 solicitações.
Os dados foram apresentados durante reunião semanal da autarquia, com a presença de diretores do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE). Segundo o levantamento, mais de 210 mil atendimentos foram realizados no período, garantindo um suporte mais eficiente à população e ao setor da construção civil.
Resultados expressivos no licenciamento e fiscalização
Entre os principais avanços, o Implurb expediu 3.577 alvarás de construção, licenciando 4,7 milhões de metros quadrados de área, um crescimento significativo para o setor. Esse aumento reflete diretamente na geração de empregos: segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), as obras regularizadas pelo Implurb resultaram em mais de 35 mil empregos diretos e indiretos no setor.
No âmbito da fiscalização, a Divisão de Controle (Dicon) registrou 11.260 ações da Gerência de Fiscalização de Obras (GFO) e 5.911 da Gerência de Postura (GFP), totalizando mais de 16 mil notificações.
Gestão estratégica e impacto na cidade
O presidente do CMGE, Arnaldo Grijó, destacou que a política de monitoramento de indicadores vem sendo essencial para alinhar ações da prefeitura e garantir que as promessas de campanha sejam cumpridas.
“Mensalmente, todo o secretariado se reúne com o prefeito para apresentar seus indicadores e a gestão vai se alinhando e pontuando ações e planejamento de metas. Esse ajuste é fundamental, para que, ao final do processo, se tenha um panorama das promessas cumpridas, para o prefeito entregar tudo aquilo que se comprometeu com a sociedade”,
Já o vice-presidente do Implurb, Antônio Peixoto, ressaltou que os números representam um novo marco para a gestão e servirão de base para os próximos quatro anos.
“E uma das principais formas de medir o que se faz é estabelecendo indicadores de desempenho. Com seus indicadores, o Implurb, enquanto instituição que presta serviços à sociedade, apresentou melhorias e avanços substanciais, tendo uma média anual da gestão. Se estabelece esse novo marco e um novo patamar para os próximos quatro anos”,
Compromisso com a modernização e desenvolvimento urbano
O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, reforçou o compromisso do instituto em continuar evoluindo e destacou que, nos últimos quatro anos, o órgão saiu de uma posição secundária para protagonista do desenvolvimento urbano de Manaus.
“O nosso quadro de servidores está pronto para responder e trabalhar pelo melhor de Manaus. Nestes quatro anos, os números foram extremamente positivos num crescente anual, em relação ao último ano da gestão anterior. Os primeiros quatro anos serviram para mostrar a produção e, a partir de 2025, vamos poder ter o referencial, as médias de 2021 a 2024 como parâmetros. E, o CMGE é um parceiro institucional, com o qual alinhamos o planejamento e o crescimento da cidade, além de ações futuras do Implurb”
Outros destaques da gestão 2021-2024
- Certidões de Habite-se emitidas: 2.819
- Área regularizada de Habite-se: 3,7 milhões de m²
- Certidões de Endereço: 9.306
- Certidões de Informação Técnica (CIT): 9.010
- Análises de Viabilidade de Uso do Solo (Slim): 58.638
- Projetos analisados pela Gerência de Parcelamento do Solo (GPS): 655
Curta nossa Página no Facebook