Curta nossa Página no Facebook
Os festejos da Independência do Brasil na Bahia ganharam tons de corrida presidencial neste sábado (2), em Salvador.
O desfile cívico que marca as comemorações do 2 de Julho no estado contaram com a participação de três pré-candidatos à Presidência da República: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) caminharam em meio ao povo nas ruas da capital baiana. O ex-presidente foi cercado por uma multidão e teve dificuldades para caminhar.
Em outro ponto da capital baiana, Jair Bolsonaro(PL) também participou de um ato em celebração da Independência do Brasil na Bahia. O presidente liderou um passeio de moto pela orla atlântica da cidade.
Encontros e multidão
Lula nas ruas de Salvador — Foto: Divulgação
O ex-presidente Lula não era esperado nas ruas de Salvador. Surpresa no ato, ele foi cercado por uma multidão e teve dificuldades para caminhar. Ele esteve ao lado do pré-candidato a vice Geraldo Alckmin (PSB), do governador da Bahia, Rui Costa (PT), do pré-candidato ao governado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) e outras lideranças locais.
Após o desfile, o presidente seguiu para um evento da campanha petista na Bahia na Arena Fonte Nova, chamado de ‘Grande Ato da Independência’.
Ciro e Tebet chegaram por volta das 8h30 para a “caminhada do 2 de Julho”. Ciro seguiu com uma comitiva do PDT – na Bahia, o partido integra a base do ex-prefeito de Salvador ACM Neto. Já Tebet seguiu com o ex-deputado Roberto Freire, presidente do Cidadania e lideranças locais.
Ciro e Tebet se encontram em Salvador — Foto: Divulgação
Os dois se encontraram durante o percurso. Nas redes sociais, Ciro registrou o encontro “envolvidos pelo calor do povo baiano” e afirmou: “Democracia é isso: convivência harmônica e respeitosa”.
Bolsonaro faz passeio de moto
O presidente Jair Bolsonaro não participou dos atos cívicos, mas liderou um passeio de moto nas ruas de Salvador, em celebração ao 2 de Julho. O presidente chegou ao Farol da Barra por volta das 9h30 e estava acompanhado do pré-candidato ao governo da Bahia e ex-ministro João Roma (PL).
Ele cumprimentou apoiadores e, em seguida, subiu em um trio elétrico. Ele agradeceu a presença dos eleitores em um discurso de quase cinco minutos. Por volta das 11h, Bolsonaro e seus apoiadores chagaram ao Parque dos Ventos, onde era aguardado por uma multidão de apoiadores.
Multidão recebe Bolsonaro no Parque dos Ventos em Salvador — Foto: João Souza/g1
Começo dos festejos
Carro da Cabobla é um dos destaques do desfile do 2 de Julho — Foto: Henrique Mendes/G1
A partir das 14h, a segunda parte da caminhada segue em direção ao Campo Grande. Nesta etapa do percurso, a pira do Fogo Simbólico será acesa pelo campeão olímpico de boxe Hebert Conceição. ]
O momento será acompanhado pelo hasteamento das bandeiras e homenagens no Monumento ao 2 de Julho.
Independência baiana
Desfile do 2 de Julho, em Salvador — Foto: Manu Dias/GOVBA
Na Bahia, ocorreu uma espécie de independência paralela em relação ao movimento nacional. A luta começou antes, no dia 19 de fevereiro de 1822, e terminou depois da data comemorada nacionalmente, o 7 de setembro de 1822.
Os poucos portugueses que ficaram no país após o 7 de setembro de 1822 se amontoaram na Bahia. Após quase um ano de luta, os baianos expulsaram os portugueses no dia 2 de julho de 1823, considerada uma data mais importante no estado nordestino.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Curta nossa Página no Facebook