Curta nossa Página no Facebook
Além da sanção pecuniária, candidatos também poderão ser enquadrados em crime eleitoral, de acordo com o desembargador João Simões.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), João Simões, disse na sexta-feira (25), que os candidatos que derramarem santinhos nas ruas de Manaus poderão ser multados durante a eleição de domingo (27).
Os candidatos Capitão Alberto Neto (PL) e David Almeida (Avante) disputam o segundo turno das eleições municipais na capital amazonense no domingo. A votação vai ocorrer de 7h às 16h. A cidade é a única do estado a ter segundo turno, uma vez que tem mais de 200 mil eleitores.
Em coletiva realizada na sexta-feira, na sede do TRE-AM, o desembargador disse as campanhas que promoverem o derrame de santinhos com as fotos dos candidatos serão punidas com celeridade. A ação vai contar com o apoio de câmeras de segurança espalhadas pela cidade.
No 1º turno, a cidade foi tomada por um ‘mar’ de papéis despejados pelas campanhas de candidatos a prefeito e vereador.
“Além da multa, essa prática pode ser enquadrada como um crime eleitoral. Aí o candidato vai ser processado e julgado. Além da infração, terá que pagar a multa e poderá ser condenado a cumprir uma pena”, explicou o desembargador.
Ainda de acordo com o presidente do TRE-AM, haverá apoio de forças federais para a eleição de domingo.
“A cidade foi dividida ao meio, 50% vai ficar com as próprias federais, 50% com a Polícia Militar. Isso é uma organização que as forças de segurança fazem e tem dado muito certo. A Polícia Militar está reforçando também o continente de policiamento na rua”, explicou.
Fonte: G1 AM
Curta nossa Página no Facebook