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O anúncio do fechamento repentino de um famoso buffet no bairro de Indianópolis, na Zona Sul de São Paulo, na última quinta-feira (14), pegou de surpresa mais de cem casais que já estavam com evento contratado e estão desesperados com a possibilidade de não conseguirem mais realizar o sonho da festa de casamento.
No mercado há mais de 50 anos em São Paulo, o Buffet Colonial anunciou pelas redes sociais, na véspera do feriado de Páscoa, que não atuaria mais no ramo, deixando vários casais sem nenhuma orientação, segundo as vítimas.
O buffet publicou um post justificando que a pandemia prejudicou os negócios da empresa, obrigando o encerramento das atividades.
A advogada Karla Rossetto, de 32 anos, uma das contratantes do serviço do buffet diz, porém, que os casais foram “vítimas de estelionato” por parte da empresa.
“No sábado antes do fechamento do buffet, a empresa recebeu casais para assinar contrato e fazer degustação. No domingo eles fizeram o último evento e avisaram que aos funcionários que voltassem apenas na quarta. Quanto eles chegaram, a empresa já estava em processo de mudança, com computadores desmontados e a área revirada. Foi um fechamento de má fé e de caso pensado. Todos os indícios são de que nós fomos vítimas de estelionato”, diz a noiva.
Rossetto estava com o casamento marcado para o próximo mês de julho e pagou R$ 52 mil à vista pelo serviço. Ela diz que procurou os canais de comunicação que a empresa disponibilizou nas redes sociais após o anúncio do fechamento, mas recebeu apenas um e-mail padrão que informava que o Buffet Colonial entraria em contato para fazer algum tipo de negociação.
“Todo mundo recebeu o mesmo e-mail. Nós somos mais de cem vítimas. Se eles tivessem realmente em situação financeira ruim de longo prazo, como dito, teriam feito isso de forma planejada. Conversado e tentado renegociar os contratos e datas. Mas uma semana antes assinaram novos contratos de eventos. Parece tudo de caso pensado e sem nenhuma ética com os clientes”, afirmou a noiva.
Nas contas da advogada, o prejuízo causado aos cerca de cem casais que contrataram o Buffet Colonial e não terão o serviço já soma mais de R$ 4 milhões.
O que diz o Buffet Colonial
O g1 procurou a empresa, que por meio de nota afirmou que a comunicação com os casais que contrataram eventos “estão acontecendo diretamente com cada um dos clientes”.
“O Buffet Colonial é uma empresa séria, com mais de 54 anos de atuação. Foram mais de 15 mil eventos realizados. A empresa está ciente do tamanho do problema e vem trabalhando para resolver todos os casos, de todos os clientes. Infelizmente, devido a pandemia, a empresa entrou em uma grande crise financeira, que chegou ao seu limite na última semana”, declarou a nota.
“Avisamos aos clientes no momento em que chegamos ao nosso limite. O Colonial lutou de todas as formas para não chegar nesta situação, mas a crise da pandemia foi cruel com o setor de eventos, que não teve nenhum suporte governamental. Avisamos a todos os clientes que em breve teremos novidades e vamos contatar novamente e diretamente cada um deles”, completou (veja a íntegra abaixo).
R$ 82 mil de prejuízo
O analista de sistemas Caio Sinigalia também é um dos prejudicados pelo fechamento do espaço. Ele afirmou que desde 2021 estava com a festa paga no buffet, mas por causa da pandemia teve que remarcar a data.
O Buffet Colonial cobrou cerca de R$ 12 mil a mais para remarcar a data do casamento para agosto de 2022, elevando o valor total do contrato para R$ 82 mil.
O valor estava pago integralmente, segundo Caio, e, agora, ele e a futura esposa, Beatriz, estão desolados com o tamanho do prejuízo.
“Era um sonho nosso casar com uma festa legal, onde pudéssemos chamar todos os nossos amigos e parentes que amamos. Foi muito duro a gente pagar tudo sem nenhuma ajuda familiar, como desejávamos. Estamos nos sentindo desolados, tristes e culpados por tudo isso”, afirmou.
Como o casamento está marcado para agosto, o casal Caio e Beatriz diz que está se esforçando para agora tentar contratar um outro serviço, agora mais modesto, para não desistirem da união tão sonhada entre os dois.
“A gente tinha uma lua de mel que estava orçada em R$ 30 mil para o Egito. Depois de saber desse golpe do buffet, nós vamos usar esse dinheiro pra tentar contratar algo mais modesto e não desistir do nosso sonho. Mas bate um desânimo e um sentimento de culpa que não é fácil pra nós. Como é que a gente ia imaginar que uma empresa com mais de 50 anos ia fechar assim, sem dar satisfação pra ninguém?”, desabafou.
Caio Sinigalia e outros casais procuraram a polícia e registraram boletim de ocorrência contra o buffet no 16º Distrito Policial da Vila Clementino, na Zona Sul.
Os cerca de cem casais se uniram e pretendem entrar na Justiça contra os administradores do buffet, que na Junta Comercial de São Paulo está registrado em nome da empresária Teresa Tomoco Yoshikawa.
Íntegra da nota do buffet
“A comunicação aconteceu e vem acontecendo diretamente com cada um dos clientes. Via e-mail, todos foram avisados entre sexta-feira (15) e sábado (16) de abril. Via telefonema, o processo se iniciou ainda na sexta-feira e será terminado ainda hoje.
O Buffet Colonial é uma empresa séria, com mais de 54 anos de atuação. Foram mais de 15 mil eventos realizados. A empresa está ciente do tamanho do problema e vem trabalhando para resolver todos os casos, de todos os clientes.
Infelizmente, devido a pandemia, a empresa entrou em uma grande crise financeira, que chegou ao seu limite na última semana. Não foi possível prosseguir e nem realizar mais eventos. O imóvel era alugado e foi devolvido aos proprietários.
Avisamos aos clientes no momento em que chegamos ao nosso limite. O Colonial lutou de todas as formas para não chegar nesta situação, mas a crise da pandemia foi cruel com o setor de eventos, que não teve nenhum suporte governamental. Avisamos a todos os clientes que em breve teremos novidades e vamos contatar novamente e diretamente cada um deles”.
Fonte: g1
Foto: Reprodução
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