Portal NDC
Cultura

Boi Caprichoso leva a cultura do Norte do Brasil à Expo Carnaval 2023 em Salvador

Foto: Divulgação

Curta nossa Página no Facebook

O Boi Caprichoso representou a cultura da região Norte em um dos maiores eventos de promoção da cultura brasileira: a Expo Carnaval 2023, em Salvador (BA). A nação azul e branca foi representada pelo presidente, Rossy Amoedo, que participou de um painel de discussão com o tema “Processo Criativo do Norte ao Sul do Brasil”. O momento reuniu representantes da cultura de todo o país, em especial, do Carnaval.

A Expo Carnaval Brazil iniciou como uma exposição sobre o Carnaval, mas que se tornou uma grande celebração da cultura brasileira com espaços para debates, empreendedorismo, negócios, shows e a promoção e desenvolvimento cultural, social e econômico do país. Durante programação, o presidente Rossy Amoedo falou sobre o processo criativo do Festival Folclórico de Parintins e na estreita relação artística com o Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo.

Nomes importantes do Carnaval também estiveram nos debates como o carnavalesco da Imperatriz Leopoldinense, Leandro Vieira, a presidente da Mocidade Alegre, Solange Bichara, e o publicitário de eventos culturais, Pedrinho da Rocha. O painel foi conduzido pelo carnavalesco e comentarista de carnaval, Milton Cunha. O Caprichoso foi o único boi-bumbá a participar da Expo Carnaval 2023.

Em sua fala, Rossy citou os artistas Jair Mendes e Irmão Miguel de Pascalle como grandes inspiradores e pioneiros do processo criativo da arte em Parintins. Segundo Rossy, os dois alicerçaram a cultura parintinense e criaram um núcleo de artistas que impulsionou o Festival Folclórico de Parintins. “Com eles se criou um núcleo artístico e, muitos desse núcleo, bebendo na fonte do Carnaval, começaram a se profissionalizar”, destacou Rossy.

O presidente azulado, que já atuou como artistas nas duas festividades (Carnaval e Festival), enalteceu a relação de troca artística entre os dois eventos, que foi fundamental para o desenvolvimento de ambas. “A influência do Carnaval foi muito grande em Parintins. Hoje o caminho se faz inverso, hoje o carnaval bebe na fonte de Parintins, como Parintins também bebe na fonte do Carnaval. Então, esse intercâmbio cultural é muito consolidado”, revela.

Além da participação de Rossy Amoedo, o Caprichoso também esteve na Expo Carnaval com a cunhã-poranga Marciele Albuquerque e o tripa Alexandre Azevedo, que fizeram lindas apresentações na festa e no Pelourinho, reduto cultural da Bahia de grande representatividade internacional. “Eu saio daqui muito feliz com um legado que estou levando de conteúdo, de aprendizado, de coisas que a gente pode potencializar cada vez mais dentro desse processo criativo”, finalizou Rossy Amoedo.

 

 

 

 

 

Fonte: Acritica

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais