Curta nossa Página no Facebook
Parintins (AM) – Apostas nas toadas já consagradas e muitos segredos guardados para os três dias de apresentações. Foi assim que o Boi-Bumbá Garantindo reencontrou sua apaixonada torcida no Bumbódromo, em Parintins, para o ensaio técnico aberto ao público, o último antes do primeiro dia de festival.
Na Arena, o boi do coração na testa se apresentou por duas horas e meia, fazendo um mix de sucessos como “Vermelho”, “Vendaval de Amor Garantido” e “Nasci pra Ser Vermelho”, algumas das primeiras canções da noite. O ensaio foi transmitido ao vivo pelo ACRITICA.COM, através de seu canal do YouTube.
Por outro lado, sendo posto à prova pela primeira vez no bumbódromo, a toada “Treme Terra” mostrou que a sintonia entre batuca e o item 19 (galera) pode torná-la o hit do festival deste ano. Ela foi uma das poucas canções do álbum mais recente do Bumbá a ser cantada na noite desta terça-feira, sendo a primeira da noite, vindo logo após a tradicional contagem feita pelo apresentador Israel Paulain.
Mostrando que tornou-se hit do Garantido, a toada ‘Invencível’ agitou a galera, enquanto que o ritual “Nominação Kaiapó”, juntamente com a interpretação de Adriano Paketa como pajé, foi outro destaque da noite.
Pajé Adriano Paketá foi um dos destaques da noite ao demonstrar domínio de Arena (Foto: Junio Matos)
Foi dele, enquanto item, um dos pontos altos da apresentação, demostrando domínio da arena e sintonia com o público, principalmente na toada “O-Baiá”.
Antes dele, a sinhazinha da fazenda, Valentina Coimbra, se apresentou durante a vaquejada, primeiramente solo e depois com o bumbá, comandado pel tripa Denildo Piçanã, mostrando a sintonia entre o boi e a mais bela da fazenda.
Sinhazinha da fazenda Valentina Coimbra mostrou o motivo de ser a mais bela da fazenda (Foto: Junio Matos)
Logo após, foi a vez da rainha do folclore, Edilene Tavares, entrar na arena, bem como a porta estandarte Lívia Christina, ambas mostrando parte das coreografias que devem ser vistas a partir de sexta-feira.
A rainha do folclore Edilene Tavares mostrou parte da coreografia que deve ser vistas a partir de sexta-feira. (Foto: Junio Matos)
Outro a se apresentar foi o amo do boi, João Paulo Faria, que também focou em versos já conhecidos, deixando guardadas os desafios para a Arena. Das poucas vezes que citou o boi Caprichoso, ele aproveitou para exaltar o talento do levantador de toadas Sebastião Junior, chamando o sobrinho de Sabá, Patrick Araújo, de ‘filial’. Além disso, assim como fez no ensaio técnico da última sexta-feira, ele fez menção a Paulinho Farias.
O amo do boi João Paulo Faria versou versos já conhecidos e ainda provocou o boi Caprichoso. (Foto: Junio Matos)
A última item a entrar na Arena foi a cunhã-poranga, Isabelle Nogueira, que veio durante a lenda amazônica intitulada “A criação do mundo”. Os tuxauas se apresentarem juntamente com o pajé, durante a toada “Tuxauas de Abiayala”, também do álbum deste ano. Agora, o Garantido está na contagem regressiva para a estreia no festival, nos dias 30 de junho, e 1º e 2 de julho, sendo o boi que vai abrir cada noite de apresentação.
Cunhã-poranga Isabelle Nogueira foi a última dos itens individuais a evoluir na Arena do Bumbódromo (Foto: Márcio Silva)
Surpresas seguem intactas
Para o pajé Adriano Paketa, o reencontro com a torcida no bumbódromo e sua sintonia com a multidão de apaixonados encarnados foi seu ponto alto na noite. E tudo o que foi apresentado no ensaio não compromete as surpresas que o bumbá tem guardado para as apresentações na Arena.
O levantador de toadas Sebastião Junior, ressaltou que a apresentação da noite, ainda que fosse um ensaio, precisou ser remodelada para evitar possíveis vazamentos.
Torcida confiante
Se do lado de dentro da arena, os artistas mantém certo mistério, os torcedores exalam confiança em mais um título. Mantendo a tradição, a parintinense Naidiane Azevedo, 38, marcou presença em mais um ensaio geral do boi do coração e diz acreditar na vitória do boi do coração neste ano.
Diferente de Naidiane, o estudante de engenharia Lázaro Bruno vem de Manaus e pisa no ensaio técnico do boi Garantido pela primeira vez. “É a minha primeira vez no festival e resolvi deixar que um dos dois bois me escolha”, declarou.
No entanto, apesar de ainda não ter escolhido um lado, o jovem acredita, a partir do ensaio técnico, que o Garantido tem grandes chances de vitória.
Hoje à noite é a vez do boi Caprichoso
O último ensaio técnico do boi Caprichoso será nesta quarta-feira, a partir das 21h no bumbódromo. O Touro Negro pretende lotar as arquibancadas em seu último contato com o público antes da apresentação no festival.
O ensaio técnico será transmitido pelo ACRITICA.COM no canal do YouTube, com comentários de Dante Graça e Laynna Feitosa.
Foto: Márcio Silva
*Leia mais em Acritica.com
Curta nossa Página no Facebook