Portal NDC
AmazonasJustiça

Quem será o novo comandante do Tribunal de Justiça do Amazonas

Curta nossa Página no Facebook

Eleições do tribunal

As eleições para escolha do novo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas devem acontecer até dia 2 de novembro. Estão inscritos cinco candidatos: os desembargadores Socorro Guedes, Lafayette Vieira Júnior, Nélia Caminha Jorge, Airton Gentil e Cezar Bandiera. Nos bastidores, o nome de Lafayette Vieira é o mais comentado.

Wilson Lima foca em Manaus

Wilson Lima tem dois compromissos nesta quinta-feira (13) em Manaus. No final da tarde faz caminhada na Zona Oeste e depois participa de reunião com jovens da Zona Centro-Sul.

PDT reforça apoio a Eduardo

Com a presença de militantes históricos do partido, o PDT confirmou apoio ao candidato Eduardo Braga. O encontro teve a presença de Carol Braz, que foi candidata ao governo, e de Stones Machado, um dos mais tradicionais dirigentes da agremiação.

São Paulo ignora Zona Franca

O Governo de São Paulo baixou um decreto confirmando que vai manter a cobrança de R$ 10 bilhões dos contribuintes paulistas que compram produtos da Zona Franca de Manaus. Com isso, ele ignora totalmente a sugestão do Conselho Nacional de Fazenda (Confaz) de estabelecer um convênio para pacificar essa disputa. Ao comprar produtos na ZFM, os contribuintes paulistas têm direito a créditos (descontos) no ICMS. Se não tiverem esse benefício, nem vale a pena comprar o que é produzido no Amazonas. Mas o governo de São Paulo quer esse dinheiro e mantém a guerra contra a ZFM.

Calote de funcionários

Dezenas de funcionários públicos aposentados estão denunciando a empresa Lotus Corporate por estelionato. A empresa, que tem endereço no Vieiralves, atua na área financeira e oferece vantagens em cima de empréstimos realizados por clientes. Vários funcionários da UFAM entraram nessa. Esse golpe tem ramificação em vários estados brasileiros.

Guerra no Madeira

Iniciadas no ano passado, as operações da Polícia Federal, Ibama e ICMBio contra o garimpo ilegal estão enfrentando cada vez mais resistência dos garimpeiros. Neste feriado (12), em Porto Velho, a BR-319 foi fechada pelos donos de garimpo em protesto pela explosão de suas balsas e dragas que exploravam o ouro de aluvião no rio Madeira. Eles fecharam a ponte que liga o Amazonas e Rondônia, ateando fogo em pneus. O bloqueio durou mais de três horas e mobilizou o secretário de Segurança Pública de Rondônia, helicópteros da Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros.

Rio é área de preservação

De acordo com a PF, na operação de ontem foram inutilizadas 81 embarcações e a operação vai continuar. Em breve chega novamente aos municípios amazonenses, que foram palco, no ano passado, de ação semelhante. O rio Madeira é considerado Área de Proteção Ambiental e não é permitida a atividade de garimpo.

Prevenção

O Governo do Amazonas é o primeiro do país a criar a Casa da Criança e do Adolescente Brasileiro, um núcleo específico para atendimento a crianças e jovens que são vítimas ou testemunhas de casos de violência – de todo tipo. Esses centros de atendimento terão serviços psicológicos, jurídicos e de saúde e ainda, o serviço de proteção à testemunha. A iniciativa integra o Programa Nacional de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes.

Boto desaparecendo

Relatório global produzido pela organização ambiental WWF, o “Living Planet Report” (Relatório Planeta Vivo), aponta que o boto cor de rosa da Amazônia está desaparecendo. A queda é de 65%, entre 1994 e 2016 no número de botos cor-de-rosa na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, que fica em Novo Airão.Diz o relatório que os botos sofrem com contaminação por mercúrio dos garimpos, ataques em represália pelo estrago de redes de pesca e ainda por serem a isca preferida para a pesca da piracatinga, nos países amazônicos dos Andes.

*FONTE: PORTAL ÚNICO

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais