Curta nossa Página no Facebook
No interior, vereadora é prioridade do governador e do partido dele, União Brasil
O Governador Wilson Lima (União Brasil) viaja amanhã para Parintins para lançar oficialmente a vereadora Brena Dianná (União) a prefeita da cidade. O ato político, ainda de pré-campanha, é carregado de sentidos. Evento correrá nos bairros mais populosos da cidade: os Itaúnas e Paulo Corrêa.
Pra começar, ao ir, pessoalmente, à Ilha Tupinambarana, Wilson mostra que a parlamentar é prioridade do partido que ele preside no Amazonas. Da mesma forma, mostra que ela é também sua prioridade, pessoal.
Maiores colégios eleitorais
Dos três maiores colégios eleitorais do interior do Estado, Manacapuru, Itacoatiara e Parintins, Brena é a única do União Brasil em condições de disputa.
Em Itacoatiara, o candidato de Wilson a prefeito será o deputado Cabo Maciel. Mas ele é do PL. Em Manacapuru, ainda não há um representante do governador definido.
Assim sendo, ao empregar esforço político em Parintins, o governador dá demonstração de que quer aproveitar o embalo de Brena e fazê-la chegar competitiva até o início da campanha eleitoral, em agosto.
Expectativa pessoal
O governador tem expectativa de vencer em Parintins em resposta ao que fez pela cidade.
Nesse caso, em suas realizações destaca-se a transformação que seu governo fez nos últimos anos no Festival Folclórico de Parintins.
Memória
Quando ele foi eleito governador, em 2018, a disputa folclórica estava em crise. Os eventos de Garantido e Caprichoso, em Manaus, eram um fiasco. O mercado de eventos da capital havia retirado as toadas dos bumbás de circulação.
Era consequência da falta de estímulo público ao evento. O então governador José Melo, em 2015, reduziu as verbas do festival. No ano seguinte, zerou-as, mantendo apenas os serviços públicos necessários à realização do evento.
Em 2017, David Almeida, governador interino, retomou os investimentos, mas, evangélico, evitou exposição à festa.
De lá para cá, na gestão Wilson, depois de 2019, o festival se reinventou. Desde 2022, a cidade vem superando suas expectativas com a festa.
Na gestão Wilson, o patrocínio direto aos bumbás mais do que quintuplicou, atingindo a casa de R$ 10 milhões atualmente, além do aumento no número de patrocinadores privados.
Hoje, o evento voltou a explodir nacionalmente, com o fenômeno Isabelle Nogueira. Além disso, a Globo volta a transmitir e a abrir espaço em sua grade ao fenômeno.
Maior obra do estado no interior
Wilson ainda conta como investimento em Parintins o Prosai+. O projeto prevê investimento de cerca de meio bilhão de reais. Assim, torna-se o maior investimento público do Estado no interior do Amazonas.
Retorno
É apostando na resposta desses investimentos que Wilson Lima vai empregar seu capital pessoal na cidade a favor de Brena.
Oposição
Brena Dianna, por sua vez, teve o mérito de incorporar o antagonismo ao prefeito local, Bi Garcia.
om isso, levou para o seu lado, em sua pré-campanha, aqueles se afastaram ou estão insatisfeitos com o prefeito.
Esta força contrária, em quatro mandatos de prefeito, Bi Garcia nunca havia tido.
Sarrafo elevado
Assim sendo, apostando em Brena, Wilson Lima eleva o sarrafo na disputa pela prefeito de Parintins.
Isso porque Bi Garcia, considerado uma das maiores lideranças políticas do interior do Estado, terá também seu candidato. Este será o vereador Mateus Assayag (PSD), ex-presidente da Câmara Municipal de Parintins.
Diante desse cenário, as movimentações de agora da terra do boi-bumbá são apenas o começo de uma grande disputa que já está em curso.
Fonte: BNC Amazonas
Curta nossa Página no Facebook