Curta nossa Página no Facebook

Esta será a primeira vez que Jander assume a gestão da cidade. Apesar do anúncio, a nomeação oficial para a gestão interina ainda não foi publicada no Diário Oficial do Município.
O vereador Jander Lobato (PSD) vai assumir interinamente a Prefeitura de Manaus durante o Carnaval de 2025. A informação foi confirmada pelo prefeito David Almeida (Avante), na manhã desta quinta-feira (27). Apesar do anúncio, a nomeação oficial para a gestão interina ainda não foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
O parlamentar deve permanecer no cargo até o retorno de Almeida, que entrará em recesso nesta sexta (28), para fazer um retiro espiritual. Esta será a primeira vez que Jander assume a gestão da cidade.
Como vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus, Jander Lobato ocupa a quarta posição na linha de sucessão para assumir o cargo de prefeito temporariamente. Uma série de acontecimentos o levou a essa posição.
Com o recesso de David Almeida, o vice-prefeito Renato Junior, que seria o segundo na linha de sucessão, também entrará em recesso a partir de sábado (1°), o que impede a função. O próximo na linha sucessória, seria o presidente da CMM, vereador David Reis, que igualmente estará em recesso.
“O que esperamos de Jander é dedicação. Ele já foi vice-líder da nossa base, é o vice-presidente da Câmara e, para um vereador, é uma honra assumir a Prefeitura”, afirmou David Almeida.
O prefeito também ressaltou que, durante a gestão interina, Jander Lobato assinará atos administrativos que devem contribuir para seu currículo político. Ainda de acordo com Almeida, o vereador deve permanecer no cargo por pelo menos três dias.
O g1 entrou em contato com o vereador para saber sobre as expectativas em relação a este mandato interino, mas até a publicação desta reportagem, não obteve resposta.
Quem é Jander Lobato
O vereador Jander Lobato (PSD) foi reeleito nas eleições 2024 com 7.755 votos. Atualmente, ele é o primeiro vice-presidente da 19ª legislatura da Câmara Municipal, para o biênio 2025-2026.
Com uma trajetória de 27 anos no serviço público, Jander acumula experiência nas esferas federal, estadual e municipal.
Entre 1997 e 1998, trabalhou no Banco Real. Entre 2002 e 2004, atuou na Superintendência Estadual de Habitação (Suhab). De 2004 a 2005, fez parte da Casa Civil do Governo do Amazonas e, entre 2006 e 2010, foi assessor parlamentar no Gabinete de um Deputado Federal.
De 2011 a 2012, atuou no Gabinete da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Entre 2013 e 2014, foi assessor no Gabinete da CMM e, entre 2015 e 2017, novamente trabalhou no Gabinete da Aleam. De 2017 a 2020, ocupou o cargo de secretário municipal de Finanças de Presidente Figueiredo.
Fonte: G1
Curta nossa Página no Facebook