Portal NDC
Amazonas

TRE-AM prevê que vazante dos rios vai prejudicar 43 mil eleitores

Foto: Secom/divulgação

Curta nossa Página no Facebook

Governo do Amazonas alerta para a seca mais extrema em 2024, afetando 20 municípios e potencialmente comprometendo o processo eleitoral.

Com a seca se intensificando no Amazonas, o Governo do Estado alertou que a estiagem de 2024 pode ser ainda mais severa do que a do ano passado, colocando em situação de emergência 20 municípios afetados pela vazante dos rios.

A preocupação não se restringe apenas às dificuldades logísticas como acesso a alimentos e água potável, mas também à possível repercussão sobre o processo eleitoral, com mais de 43 mil eleitores em risco de serem impactados, conforme balanço do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

Em entrevista ao portal Segundo a Segundo, o Secretário de TI do TRE-AM, Leandro Simões, explicou os desafios e o plano de contingência em meio a esse cenário.

“Não temos como formatar um único plano de contingência, porque são situações diversas. Uma situação é que os eleitores das comunidades atingidas irão se deslocar para outros locais, como comunidades vizinhas, o que é comum.

Em outras situações, a comunidade vai permanecer no local e a Justiça Eleitoral precisa garantir que as urnas eletrônicas cheguem até lá.

Com o acesso prejudicado, os mesários e técnicos poderão ser transportados por helicópteros, graças ao convênio entre o TRE e as forças armadas para atender os eleitores”, detalhou Simões.

Com mais de 1.595 locais de votação e 8.381 seções em todo o estado, a Justiça Eleitoral está focada em organizar um plano logístico que atenda às comunidades mais distantes.

“Uma terceira situação envolve as urnas eletrônicas que serão instaladas em comunidades onde as pessoas vão permanecer, o que ficará mais difícil por conta da seca.

Um exemplo são as comunidades do município de Manacapuru, onde o transporte continuará do mesmo jeito, mas o deslocamento previsto para sábado à tarde será antecipado para sábado de manhã, para garantir que as pessoas possam chegar ao local de votação”, ressaltou o Secretário.

A distribuição das urnas teve início em 12 de agosto, com os equipamentos sendo enviados para os 14 polos de carga no Amazonas.

“Deslocamos as urnas para os municípios, que chamamos de polos de carga, e nesses municípios, as urnas serão preparadas já no final de setembro. A partir disso, serão deslocadas para os municípios vizinhos ou locais de votação”, acrescentou Leandro.






Fonte: BNC Amazonas

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais