Portal NDC
Internacional

Sobe para 22 o número de mortos na erupção do vulcão Marapi na Indonésia

Thick smoke rises during an eruption from Mount Merapi, Indonesia?s most active volcano, as seen from Tunggularum village in Sleman on March 11, 2023. (Photo by DEVI RAHMAN / AFP) - Foto: DEVI RAHMAN /AFP)

Curta nossa Página no Facebook

O número de mortos na erupção do vulcão Marapi na Indonésia subiu para 22 nesta terça-feira (05). Equipes de resgate encontraram mais corpos de alpinistas perto de uma cratera, disse a agência de resgate de Sumatra Ocidental.

Cerca de 200 socorristas vão retomar as operações na quarta-feira em busca de mais um alpinista desaparecido.

O vulcão de 2.891 metros de altura em Sumatra Ocidental entrou em erupção no domingo (03), expelindo nuvens de cinzas de até 3 km no céu.

“Agora estamos retirando os cadáveres do pico do vulcão”, disse o chefe da equipe de busca e resgate, Abdul Malik.

Marapi é um dos vulcões mais ativos da ilha de Sumatra e entrou em erupção em janeiro e fevereiro deste ano.

Desde 2011, a agência de vulcanologia da Indonésia pediu a uma agência local de conservação e ao Ministério do Meio Ambiente em cartas mensais para fechar uma área de 3 km do cume para que escaladores não tivessem acesso, disse o chefe da agência, Hendra Gunawan, à Reuters.

Ainda assim, havia 75 alpinistas no vulcão quando entrou em erupção, disseram os socorristas.

Ahmad Basuki, outro funcionário da agência de vulcanologia, disse que o corpo só pode emitir avisos de segurança, e que cabe ao ministério do meio ambiente e às autoridades locais aplicá-los.

O Ministério do Meio Ambiente não respondeu imediatamente às perguntas da Reuters.

A agência de conservação, que responde ao ministério, disse que as licenças para subir foram dadas depois que várias agências locais deram a liberação, incluindo o governo provincial de Sumatra Ocidental e a agência nacional de desastres, bem como a agência de busca e resgate de Padang.

A agência de busca e resgate se recusou a comentar. A agência nacional de desastres não respondeu imediatamente a um pedido de resposta. O governo provincial de Sumatra Ocidental também não respondeu.

A erupção de domingo do monte Marapi foi a mais mortal desde 1979, quando uma erupção matou 60 pessoas.

As erupções do vulcão têm sido relativamente pouco frequentes na última década, tornando-se um desafio de análise, disse Ahmad da agência de vulcanologia.

“Como não podemos registrar nenhuma atividade sísmica, o vulcão não dá um sinal claro se vai entrar em erupção”, disse ele. “O caráter deste vulcão é perigoso.”

A Indonésia, que atravessa o chamado “Anel de Fogo”, abriga mais de 100 vulcões ativos.

 

 

 

Fonte: CNN

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais