Curta nossa Página no Facebook
Ainda sem uma definição de um artista internacional para se apresentar no “#SouManaus – Passo a Paço 2023”, a prefeitura realizou o lançamento oficial do festival nesta quinta-feira (13). O maior evento de artes integradas do Norte do país é coordenado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e acontecerá na área do centro histórico da capital, nos dias 5, 6 e 7 de setembro.
Ao contrário do que havia sido divulgado pela prefeitura, que informou que uma “mega-atração internacional” seria anunciada nesta quinta, os manauaras terão que esperar mais alguns dias para conhecer a atração “gringa” que fará show gratuito na cidade.
Conforme o prefeito David Almeida, a gestão municipal ainda está em fase de negociação como artista, que pode ser do gênero eletrônico ou pop. A expectativa é que seja anunciada nos próximos dias, pelas redes sociais.
“Nós estamos diante de um grande evento para a cidade de Manaus. Estamos nos esforçando para dar a Manaus o que há de melhor em arte, cultura, entretenimento, empreendedorismo e gastronomia. Tudo isso engloba esse grande evento chamado #SouManaus, que também vamos tratar como #SouAmazon para vender ao mundo”, enfatizou Almeida.
No total, o evento reunirá 12 artistas nacionais e mais de 600 locais. O hall dos nacionais, já haviam sido confirmados:
- Zé Felipe e a influenciadora Virgínia Fonseca,
- Zeca Pagodinho,
- Humberto Gessinger,
- Léo Magalhães,
- Marina Sena,
- Kevin o Chris.
Nesta quinta-feira, foram anunciados:
- Murilo Huff,
- Banda de rock Biquíni Cavadão,
- Padre Fábio de Melo,
- Isadora Pompeo,
- Israel Salazar,
- Somos Amém / Casa Workship.
Cachês dos artistas
David Almeida destacou que, nesta edição, a Prefeitura de Manaus contará com a ajuda de patrocinadores. Ele afirmou que nenhum recurso público será gasto nos cachês dos artistas.
“Nós estamos nos esforçando e em negociações diárias. Buscamos apoio de três grandes produtores de eventos de Manaus. Nós temos o ok com vários patrocinadores e com essa quantidade, nenhum centavo de recurso público será gasto com o cachê dos artistas. Todos serão pagos pelos patrocinadores”, salientou David.
Em 2023, a expectativa do #SouManaus Passo a Paço é superar o público de 2022, que atingiu a marca recorde de 380 mil pessoas.
Na edição de 2019, o evento concentrou 201 mil pessoas ao longo da programação. No ano anterior, mais de 93 mil pessoas estiveram no festival.
Em 2017, reuniu 50 mil pessoas. Já em 2016, levou 64 mil pessoas ao centro histórico de Manaus. Em 2015, ocorreram as duas primeiras edições do Passo a Paço, com público estimado em 63 mil pessoas.
Atrações nacionais
Biquíni Cavadão – Formada em 1985 do encontro, ainda em colégio, de Bruno Gouveia (vocal), Miguel Flores da Cunha (teclados), Sheik (baixo) e Álvaro Birita (bateria), o Biquíni Cavadão é uma das principais bandas de rock do Brasil e ostenta hits atemporais como “Timidez”, “Zé Ninguém”, “Tédio”, “Vento Ventania”, entre outros. Possui mais de 332 mil seguidores no Instagram e mais de 883 mil ouvintes no Spotfy.
Zé Felipe e Virgínia – Fenômenos nas redes sociais, arrastam público de 10 a 30 anos de idade e são ouvidos por 9.170.430 fãs por mês no Spotify. Zé Felipe tem 26,1 milhões seguidores no Instagram e 8,67 milhões de inscritos no Youtube.
Zeca Pagodinho – Um dos maiores sambistas do Brasil, já lançou 24 álbuns e é ouvido por 2.454.632 pessoas no Spotify, 1,27 milhão inscritos no Youtube e 2,7 milhões no Instagram.
Humberto Gessinger – Humberto Gessinger é especialmente conhecido por ter fundado a banda Engenheiros do Hawaii, na qual tocou de 1985 até 2008. Com 449 mil seguidores no Instagram e 275 mil inscritos no canal do Youtube, o artista é cantor, compositor, baixista, multi-instrumentista e escritor brasileiro.
Léo Magalhães – Com as músicas “Locutor”, “Amores imortais” e “O cara errado”, seus maiores sucessos, Léo Magalhães conquistou um público de 2,81 milhões de inscritos no Youtube, 570 mil seguidores no Instagram e é ouvido por 795.459 pessoas no Spotify.
Marina Sena – Com o single “Tudo para Amar”, a cantora começa uma nova fase, ela que conquistou o público com o álbum “De primeira”, arrasta um público de 2,8 milhões de ouvintes no Spotify, 311 mil inscritos no Youtube e 760 mil seguidores no Instagram. A musa brilha por onde passa.
Kevin o Chris – Com apenas 24 anos de idade, é o maior nome do funk carioca e a linha de frente do 150 BPM. De acordo com o ranking lançado recentemente pelo Spotify, o cantor ultrapassou a marca de um bilhão de streamings, com mais de 22 milhões de ouvintes em 92 países diferentes. Além de 2,7 milhões de seguidores no Instagram e 3,29 milhões de inscritos no Youtube.
*g1 AM
Curta nossa Página no Facebook