Curta nossa Página no Facebook
O Ministério da Saúde enviou kits de medicamentos para atender 81 mil pessoas no Amazonas, em resposta à seca histórica que afeta os municípios do estado.
O Ministério da Saúde enviou nesta sexta-feira (4/10) ao Amazonas 51 kits de medicamentos e insumos estratégicos que vão permitir o atendimento de 81 mil pessoas durante 30 dias nos municípios atingidos pela seca histórica no estado.
Os kits saíram de Guarulhos (SP) e chegaram na capital amazonense nesta sexta-feira (4).
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que sua pasta acompanha e apoia os estados e municípios brasileiros no monitoramento do cenário hidrometeorológico.
O envio dos kits é uma resposta emergencial à situação grave nos municípios amazonenses.
Para avaliar a situação em cada estado, a ministra esteve reunida recentemente com os secretários de saúde da região Norte. O objetivo foi ampliar diálogo sobre a realidade local e as necessidades de cada estado.
Na ocasião, o Ministério da Saúde também iniciou a campanha “Se tem fumaça, tem que ter cuidado”, com o objetivo de alertar a população e gestores de saúde sobre os riscos que a poluição do ar representa para a saúde pública.
A iniciativa inclui um conjunto de peças de comunicação para TV, internet, mídias externas, além de programação em rádios e anúncios em carros de som, buscando alcançar o máximo de pessoas em áreas críticas.
Em nota, a pasta chamou a atenção dos amazonenses para cinco cuidados essenciais para proteger o sistema respiratório e manter o bem-estar com a saúde durante o período de queimadas.
Confira:
Hidratação constante – aumente a ingestão de água para ajudar a manter as vias respiratórias hidratadas e amenizar o impacto das partículas inaladas;
Evite a exposição – evite atividades e exercícios ao ar livre quando a qualidade do ar estiver prejudicada pela fumaça;
Mantenha os ambientes internos úmidos – colocar bacias de água ou toalhas molhadas em casa pode ajudar a reduzir a secura do ar e minimizar os efeitos da poluição;
Prefira ambientes fechados – as portas e as janelas devem permanecer fechadas durante os horários com elevadas concentrações de partículas, para reduzir a penetração da poluição externa. Sempre que possível, utilize purificadores de ar ou ar-condicionado.
Procure ajuda médica – se apresentar sintomas como dificuldade para respirar, tosse constante ou irritação nos olhos, nariz e garganta, é essencial buscar atendimento médico imediato.
Fonte: BNC Amazonas
Curta nossa Página no Facebook