Portal NDC
Esporte

Rafael Leitão é campeão do Manaus Chess Open e Campeonato Brasileiro de Xadrez 2024

Curta nossa Página no Facebook

O Grande Mestre (GM) Rafael Leitão consagrou-se campeão do Manaus Chess Open 2024, realizado simultaneamente com o Campeonato Brasileiro de Xadrez nos ritmos Rápido e Blitz. O evento, que aconteceu no Novotel, Distrito Industrial de Manaus, encerrou suas rodadas nesta quinta-feira (17/10) e reuniu mais de 120 enxadristas de diferentes partes do mundo.

Leitão alcançou 7,5 pontos, mesma pontuação que o também GM Alexandre Fier, mas venceu no critério de desempate, conquistando o título. Fier ficou com o segundo lugar, enquanto o argentino GM Alexandre Hoffman terminou em terceiro.

Segundo o Diretor Técnico da competição, Mauro Amaral, a vitória reforça a posição de Rafael Leitão como um dos maiores nomes do xadrez brasileiro. “Essa vitória consolida ainda mais sua consistência e habilidade em torneios de alto nível”, destacou Amaral.

Para o campeão, o torneio marca a continuidade de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo da temporada. “Estou muito feliz em levar o título de 2024, é um resultado que consolida todo o esforço deste ano”, comentou Rafael.

Campeonato Brasileiro de Xadrez

O evento também foi palco para as competições de Rápido e Blitz do Campeonato Brasileiro de Xadrez. O GM Renato Quintiliano consagrou-se campeão do Rápido, enquanto Nathan Filgueiras levou o título do Blitz.

O presidente da Federação Amazonense de Xadrez (FAX), Rudson Peixoto, comemorou o sucesso do evento e destacou a importância de Manaus sediar competições de alto nível. “Agora, nosso objetivo é trazer para cá a final do Absoluto, o que seria um marco para o xadrez no Norte do Brasil”, afirmou.

Inclusão e novos talentos

O torneio deste ano também foi marcado pela inclusão de atletas com deficiência visual, como o casal Carlos Marcelo Spindola e Marcia María Lopes. Os jogadores utilizaram tabuleiros adaptados com peças e casas em relevo para facilitar a leitura tátil do jogo.

Além disso, jovens talentos como Samuel Gomes, de 19 anos, que iniciou sua trajetória no xadrez após se inspirar na série “O Gambito da Rainha”, destacaram-se na competição. “Estou determinado a seguir nessa jornada e quem sabe um dia alcançar o título de Grande Mestre”, afirmou o jovem enxadrista, que teve a oportunidade de jogar contra mestres consagrados no Manaus Chess Open.

O Manaus Chess Open e o Campeonato Brasileiro de Xadrez reafirmaram a importância da modalidade, promovendo não só a competição entre grandes mestres, mas também o desenvolvimento de novos talentos e a inclusão no esporte.

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais