Curta nossa Página no Facebook
Os dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) mostram que até este sábado (21) choveu em Manaus apenas 4mm, valor que representa míseros 3% da média normal para o mês de setembro.
A série histórica do CPTEC para o mês de setembro mostra que a média mensal de chuva na capital amazonense é de 128 mm.
Sem chuvas, o manauense seguirá enfrentando temperaturas altas neste fim de semana. Conforme o Climatempo, Manaus vai registrar temperaturas médias, entre hoje e segunda-feira (23), 27 graus Celsius e 40 graus Celsius, mas com sensação térmica de até 46 graus.
“Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens”, diz o Climatempo sobre o clima em Manaus até a próxima terça-feira (24). Até o final do mês, o único dia que terá um pouco de chuva, conforme a previsão do Climatempo, é o último dia do mês (30).
A apostas dos metereologistas para o retorno do ritmo normal de chuvas, não só em Manaus, mas em toda a Amazônia, é o início do fenômeno La Niña, que, conforme previsão do Centre de Previsão Climática dos Estados Unidos, chega em outubro.
O La Niña esfria as águas do Oceano Pacífico, na região equatorial, é provoca chuva abundantes nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O aumento do volume pluviométrico nessas áreas faz com que aumente, também, o risco de inundações, enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra.
Fonte: RealTime1
Curta nossa Página no Facebook