Curta nossa Página no Facebook
Manaus, 4 de dezembro de 2024 — A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), em parceria com a Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Rede de Parcerias, promoveu, nesta quarta-feira (04/12), uma oficina sobre a gestão de transferências da União. O evento ocorreu na sala Tamanduá-Bandeira, da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), localizada na zona Oeste da cidade, e teve a duração de três horas.
Destinada a gestores e técnicos municipais encarregados da administração de transferências voluntárias de recursos federais, a oficina teve como objetivo capacitar os servidores para uma gestão mais eficiente, transparente e controlada dos recursos. A capacitação buscou reforçar a capacidade técnica e institucional dos profissionais e oferecer atualizações normativas para aprimorar a governança e a gestão das parcerias com a União, com suporte da plataforma Transferegov.br.
Célio Guedes, secretário da Semad, destacou a importância do evento: “Essa é uma excelente oportunidade para trazer um aprimoramento para os servidores da prefeitura. Vamos falar de transferência voluntária de entrada, que são as parcerias que o município vai ter com a União. Sem sombra de dúvida, é um conhecimento valioso que os servidores municipais irão adquirir”, afirmou.
Durante a oficina, Vitor Lopes, chefe de Projetos no Gabinete da Diretoria de Transferências e Parcerias da União (Dtpar) do MGI, apresentou as atualizações da plataforma Transferegov.br e as funcionalidades do novo “Painel Municipalista”. Lopes destacou que a ferramenta foi criada para ajudar os municípios, especialmente os novos gestores, a gerenciar melhor as transferências de recursos.
“Nosso ponto inicial é o Painel Municipalista, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação, como uma ferramenta gerencial para os municípios, visando apoiar, principalmente, os novos gestores. Na Prefeitura de Manaus temos um quadro experiente, uma equipe de gestão que já vem fazendo um bom trabalho, inclusive já sendo membro da Rede de Parcerias do ministério. Estamos trazendo informações novas, inclusive no que se refere à legislação, emendas parlamentares, visando o aprimoramento para o futuro”, afirmou Lopes.
Antônio Menezes, chefe do setor de Captação de Recursos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), elogiou a oficina, mencionando que ela ajudará na melhoria da captação de recursos para o município: “São informações que vão contribuir com as nossas captações. Com a oficina, poderemos estar bem treinados e termos mais familiaridade com a plataforma Transferegov.br e captar os recursos necessários para que, de fato, venha contribuir com o município de Manaus”, comentou.
Rede de Parcerias
Criada em agosto de 2023, a Rede de Parcerias é uma rede de governança colaborativa do Sistema de Gestão de Parcerias da União. Tem como objetivo desenvolver ações que melhorem a gestão de parcerias e projetos de investimentos em infraestrutura, promovendo capacitação, comunicação e transparência. Em Manaus, Célio Guedes, secretário da Semad, coordena a Unidade Gestora Municipal (UGM) da Rede de Parcerias, que atua para maximizar a eficiência e a transparência na utilização de recursos públicos federais, originados de emendas parlamentares e programas federais.
Curta nossa Página no Facebook