Portal NDC
AmazonasPolícia

PF prende suspeitos de ocultar corpos de Bruno e Dom no Vale do Javari

Curta nossa Página no Facebook

A Polícia Federal (PF) desencadeou operação, neste sábado (6/8), contra pesca ilegal no Vale do Javari, no Amazonas, e cumpriu sete mandados de prisão, expedidos pela Justiça Federal. Entre os presos, estão três suspeitos de participação na ocultação dos corpos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, assassinados em 5 de junho na região.

Os alvos da ação são integrantes de um grupo que atua com pesca ilegal na terra indígena Vale do Javari e imediações. Segundo a PF, eles são ligados a Amarildo Oliveira, o Pelado — denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por ter participado do assassinato de Bruno e Dom —, e a Ruben Villar, o Colômbia, investigado por esquema de pesca na área.

As prisões preventivas foram solicitadas pelo MPF e deferidas pela Justiça, com o objetivo de apurar a participação dos investigados em organização criminosa que financia e pratica a pesca ilegal na região, inclusive dentro de terra indígena.

A pesca clandestina do pirarucu ocorre com frequência na localidade. O peixe é uma das carnes mais apreciadas do país, especialmente na Região Norte. A reserva indígena no Vale do Javari seria invadida constantemente por pescadores irregulares. Os criminosos faturariam cerca de R$ 100 por cada quilo do pescado vendido.

Presos

Pelado e Colômbia estão presos preventivamente em Manaus. O primeiro, pela participação no duplo homicídio. O segundo, por uso de documentos falsos — Colômbia tem documentos de identificação do Brasil, do Peru e da Colômbia.

Em 21 julho, o Ministério Público denunciou três pessoas pelos assassinatos de Bruno e Dom. A iniciativa do MPF foi recebida pela Justiça Federal em Tabatinga (AM), o que fez com que os três envolvidos se tornassem réus.

Leia mais no Metrópoles

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais