Curta nossa Página no Facebook
A cor dos olhos de uma criança de seis meses, mudou de castanho para um tom incomum de azul. Os médicos acreditam que a alteração é resultado de uma complicação rara de um tratamento para Covid-19.
“O evento adverso relatado, embora raro, deve ser levado a sério e monitorado de perto em casos futuros. Mais estudos são necessários para determinar a incidência desses efeitos adversos e suas potenciais consequências a longo prazo, na saúde da córnea”, escreveram os médicos da criança em um relato de caso publicado na revista científica Frontiers in Pediatrics.
Eles disseram que o medicamento também já causou fluorescência no cabelo e nas unhas de humanos. As possíveis explicações para essa anormalidade, inclui efeito adverso ao próprio medicamento, aos seus metabólitos ou componentes adicionais, como dióxido de titânio e óxido férrico amarelo.
“Estudos demonstraram que o metabólito ativo fosforilado do favipiravir é encontrado no plasma humano e que existe uma correlação linear entre sua concentração e a intensidade da fluorescência”, escreveram os autores. Os efeitos colaterais mais comuns associados a esse tratamento são, diarreia leve e ácido úrico elevado no sangue.
Após o ocorrido com o bebê, a equipe alerta para a preocupação em torno do uso do favipiravir no tratamento da Covid-19.
Fonte: O Globo
Curta nossa Página no Facebook