Curta nossa Página no Facebook
Pela primeira vez em mais de dez anos, o balanço da Netflix mostrou uma perda na quantidade de assinantes da plataforma de streaming. A última vez em que ela havia perdido público foi em outubro de 2011. Abalada com essa queda no número de pessoas que pagam pelo serviço, a companhia pode oferecer planos mais baratos, bancados através de anúncios.
Foram menos 200 mil assinantes no primeiro trimestre de 2022. O número é bem aquém da previsão anterior da Netflix de acrescentar mais 2,5 milhões de pagantes. Só com a suspensão do serviço na Rússia, após a invasão à Ucrânia, foram 700 mil pessoas a menos. Atualmente, ela tem 221,6 milhões de assinantes.
Segundo a maior plataforma de filmes e séries do mundo, a inflação, a guerra entre Rússia e Ucrânia e a concorrência acirrada contribuíram para a perda no número de assinantes pela primeira vez em mais de uma década. Além disso, a companhia também prevê mais uma contração no futuro, indo de encontro aos bons números conquistados desde o começo da pandemia da Covid-19.
Após o encerramento do pregão desta terça-feira (19), a Netflix viu seus papéis caírem 26%, apagando cerca de US$ 40 bilhões no valor de mercado de ações. Em janeiro, a plataforma já havia alertado sobre o fraco crescimento de assinantes, perdendo assim quase metade de seu valor.
“Estados Unidos, Canadá, Europa e América Latina foram três mercados chaves da Netflix em que houve queda de usuários. Na prática, são 500 mil novos usuários, mas um número muito abaixo da expectativa prévia”, disse Thiago Lobão, CEO da Catarina Capital, ao Olhar Digital.
O especialista acrescentou ainda que houve um crescimento pequeno no total de revenue, de menos de 10%, no primeiro trimestre, para US$ 7,87 bilhões. Mas, isso aconteceu apenas porque a plataforma de streaming aumentou o preço da mensalidade em alguns países, suprindo assim um pouco da margem final.
Netflix mais barata ou grátis?
Para suprir esse encolhimento, a Netflix cogita oferecer o serviço em uma versão mais barata, se apoiando em anúncios. Algo que já acontece em outros serviços, como o Pluto TV, por exemplo. Lá fora, Disney e HBO Max também têm a modalidade. Há a possibilidade ainda de gerar receita adicional de clientes que compartilham a conta com amigos e familiares fora de casa.
Com informações da Reuters / Olhar Digital
Curta nossa Página no Facebook