Portal NDC
InternacionalMeio Ambiente

Mistério no ar: pavões “invadem” pequena cidade inglesa e intrigam moradores

Curta nossa Página no Facebook

Phillip Eglen avistou sete pavões que permaneceram em seu jardim em Dereham, cidade do condado de Norfolk, Inglaterra, por várias horas na semana passada, informa a BBC. Ele disse que ocasionalmente via um ou dois, mas o grande número foi uma surpresa, e sua foto levou outras pessoas a contar sobre visitas recentes semelhantes.

Não se sabe se eles escaparam ou estão em uma aventura. Ninguém ainda se apresentou para reivindicar o grupo – que já ganhou o apelido de “ostentação” – de pavões. Mas muitos na cidade já correram para postar suas próprias fotos, incluindo uma com oito aves empoleiradas no topo de um telhado.

Eglen, que mora em um conjunto habitacional em Dereham há 12 anos, sentou-se e observou o grupo “seguindo o sol ao redor” em seu jardim por cerca de três horas. “Senti que estava sendo invadido; metade deles se equilibrava na cerca de uma forma quase intimidadora – como a abertura do filme ‘Os Pássaros’, de Alfred Hitchcock”, brincou.

Oito pavões foram fotografados empoleirados em um telhado em Dereham — Foto: Sally Saunders

Oito pavões foram fotografados empoleirados em um telhado em Dereham — Foto: Sally Saunders

“Eles ficaram aqui por tanto tempo que eu estava começando a me perguntar se agora eu era o dono destes animais e teria que começar a procurar comida de pavão online.”

O British Trust for Ornithology (BTO), com sede em Thetford, afirmou em seu site que o pavão mais comumente mantido como animal de estimação, o pavão indiano, é “familiar como uma espécie ornamental, frequentemente associada a casas senhoriais, mas a natureza de voo livre e a tendência de vagar por alguns distância significa que os indivíduos podem aparecer em outro lugar”.

“É difícil para os observadores saber se um determinado indivíduo ou grupo de pavões é autossuficiente e/ou está se reproduzindo em um estado ‘selvagem’ – ou se são apenas aves de grande alcance de uma coleção de região próxima ou outra fonte ‘cativa'”, disse Nick Moran, do BTO, em entrevista à BBC. “Curiosamente, houve um aumento nas solturas de aves em cativeiro desde o início da gripe aviária – é possível que as pessoas não queiram ou não consigam cumprir as medidas de biossegurança e, em vez disso, estejam soltando suas aves”.
 

Eglen disse que desde que postou suas fotos, os pavões se tornaram o assunto da cidade e e de seu pub local – apropriadamente chamado de The Cock (galo, em inglês). “Fiquei conhecido como Lord P [para Phillip] Cock”, disse ele. “Espero que eles venham e nos visitem novamente. É uma honra ter sido seu guardião honorário, ainda que brevemente, pois acho que são seres magníficos e muito bonitos.”

O BTO disse que “agradece os registros de todas as aves livres no Reino Unido, por meio do aplicativo ou site BirdTrack, a fim de obter uma imagem mais clara de suas populações e de qualquer impacto que possam estar causando”.

Foto: Phillip Eglen

*Um só planeta

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais