Portal NDC
Cultura

Manaus inaugura primeiro cinema indígena do Norte na Aldeia Inhaã-bé

Foto – João Viana/ Semcom

Curta nossa Página no Facebook

Neste sábado, 1º/2, a Aldeia Indígena Inhaã-bé, localizada no Tarumã-Açu, zona Oeste de Manaus, recebeu a inauguração do primeiro cinema indígena do Norte do Brasil. A sala do projeto Cine Aldeia foi contemplada pelo edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), e representa um marco na valorização da cultura indígena na região.

História e impacto do projeto

O Cine Aldeia foi idealizado pela produtora indígena Thaís Kokama e teve início em 2019 com exibições de filmes para crianças da Aldeia Inhaã-bé. Nos últimos três anos, a aldeia também sediou oficinas de cinema e serviu como locação para produções nacionais e internacionais, fortalecendo a presença indígena no audiovisual.

Thaís Kokama celebrou a realização do projeto:
“Eu estou me sentindo muito realizada em poder estar entregando esse projeto. Não foi fácil, tivemos desafios como a estiagem, que dificultou o transporte de materiais até a aldeia, mas conseguimos e agora estamos fazendo essa inauguração. Me sinto com um dever cumprido”, afirmou.

O presidente do Concultura, Tony Medeiros, destacou a importância da iniciativa:
“Para a nossa felicidade, esse é o primeiro cinema indígena dentro de uma aldeia. Quero reconhecer o esforço da Prefeitura de Manaus, através do Concultura e da Lei Paulo Gustavo, que premiaram essa iniciativa para valorizar os povos indígenas, parte fundamental da formação étnica do Brasil.”

Programação e exibições

Na inauguração, foram exibidos oito curtas-metragens, que permanecerão em cartaz nos primeiros meses de 2025. Além disso, o evento marcou o lançamento do documentário Traços da Resistência, dirigido e produzido por Thaís Kokama.

O Cine Aldeia foi um dos projetos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual (Edital 004/2023), por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais