Portal NDC
AmazonasCultura

Ladainha do Garantido ultrapassa oito décadas com promessa que se renova todos os anos

Curta nossa Página no Facebook

Parintins (AM) – É noite de sábado (24) e o céu de lua crescente recebe as centelhas da fogueira construída no meio do Curral da Baixa Lindolfo Monteverde, conhecido como “curralzinho”, na rua Lindolfo Monteverde, em Parintins, para a renovação da promessa de colocar o Boi Garantido nas ruas para ser vencedor.

O curralzinho é o berço do boi de coração na testa. A voz de Maria do Carmo Monteverde, 85 anos, filha de Lindolfo Monteverde, reza a ladainha em homenagem à Nossa Senhora do Carmo em latim para manter a promessa do pai viva.

Na mesa estão uma imagem de São Pedro e São João. Atrás um busto em homenagem ao idealizador da reza. A história conta que há mais de 80 anos, Lindolfo viajou para Manaus com o objetivo de servir o exército e acabou doente. Para se curar fez promessa ao homem que em vida era pregado itinerante e agora é protetor do doentes.

A promessa era clara: se curado e a saúde reestabelecida, Lindolfo, todo o dia 24 de junho faria exames regulares também colocaria o Garantido nas ruas para brincar ao redor da fogueira. E assim a promessa se mantêm até hoje da mesma forma que o boi ganha as ruas da Baixa do São José.

“É uma honra manter a promessa. Eu saio de casa em casa chamando as minha amigas e o povo que me acompanha. Eu agradeço ao pai salvador que me dê sempre essa saúde para manter a ladainha viva e poder caminhar”
, declarou Maria do Carmo, que toda de vermelho e esbanjando simpatia tem fé na vitória do Garantido esse ano.

Ao fim da Ladainha, ao microfone, puxa ‘Boi do Carmo’ e também ‘Anunciei Boi na Cidade’. Das maiores lembranças que tem com o pai, recordar as saída pelas ruas. “A alegria. Eu levava a lamparina na cabeça junto com meus outros primos. Só da família do meu pai tinha 200 pessoas envolvidas no boi. A fé é o que movimenta o Garantido. Nós não paramos de rezar”, disse Maria do Carmo.

A fogueira no meio do curral perde a força e as horas avançam para a saída do Garantido. O curralzinho começa a lotar com fiéis torcedores vestidos de vermelho e branco. Pais acompanham os filhos para brincar, trajados de item mirim: tem porta-estandarte, vaqueirara, sinhazinha e rainha do folclore. Ao sair pelas ruas a promessa estará cumprida às 4h do domingo (25), em frente à Catedral da padroeira da cidade.

(Foto: Márcio Silva)

*Acritica.com

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais