Curta nossa Página no Facebook

Instituto informa que recebeu mais de 6 milhões de pedidos de ressarcimento por descontos indevidos em benefícios
No Brasil, ainda há 1.031.927 segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que têm direito a aderir ao ressarcimento de descontos indevidos, mas que ainda não realizaram o procedimento.
O número de 1 milhão de segurados corresponde àqueles que foram considerados aptos a pedir o ressarcimento do INSS, mas não realizaram o procedimento. No total, foram identificadas 4.841.364 pessoas que têm o direito de solicitar de volta o dinheiro descontado indevidamente. Destas, 3.809.437 (78,7%) já aderiram ao procedimento.
O INSS divulgou que emitiu 3.758.030 pagamentos de ressarcimento até o momento. Ainda conforme o órgão, as ordens correspondem a R$ 2.566.484.082,07, em pagamentos que estão agendados para esta segunda-feira (17/11).
Farra do INSS
- O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023.
- Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.
- As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU).
- Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23 de abril deste ano e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do então ministro da Previdência, Carlos Lupi.
O governo federal prorrogou o prazo para o recebimento de pedidos de ressarcimento de aposentados e pensionistas até 14 fevereiro de 2026.
Fonte: Metrópoles
Curta nossa Página no Facebook

