Portal NDC
AmazonasSaúde

Homem que esteve no Festival de Parintins está com suspeita de varíola dos macacos

Curta nossa Página no Facebook

A Fundação de Medicina Tropical de Manaus confirmou nesta sexta-feira (1º) o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos no Amazonas. É um homem, que está isolado, após ter os sintomas da doença.

O paciente teve contato com estrangeiros no Festival de Parintins e neste momento tem erupções de pele, tosse, febre e dor de cabeça, que são sintomas da doença.

O diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, orienta que, em casos suspeitos da doença, é importante realizar o isolamento imediato do indivíduo e procurar os serviços de saúde.

A transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.

A varíola dos macacos, também conhecida como varíola símia, é uma doença causada pelo vírus Monkeypox (MPV), do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado.

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais