Curta nossa Página no Facebook
Medida provisória do governo deve sair nos próximos dias para ajustar a concessão
A compra de um conjunto de térmicas a gás da Eletrobrás feita no valor de R$ 4,7 bilhões pelo grupo J&F Investimentos, dos irmãos Batista, terá como aquisição, a Amazonas Energia.
A transação, que está sendo feita pela Âmbar Energia, controlada pela J&F, envolve os 13 ativos térmicos da Eletrobrás, que tem uma capacidade somada de 2 GW e prazo de contratação de 2 a 6 anos.
A Eletrobrás já havia colocado essas térmicas à venda desde julho do ano passado, dentro de sua visão estratégica de sair de fontes de energia poluentes e focar apenas nas renováveis.
No acordo de venda, a Eletrobrás concordou em transferir todos os créditos que tem contra a Amazonas Energia.
Uma fonte próxima à Amazonas Energia disse ao Brazil Journal que o acordo deve levar à aquisição da distribuidora por parte dos irmãos Batista — resolvendo uma situação problemática para o Governo.
A Amazonas Energia enfrenta sérios problemas financeiros há décadas e o Governo vinha estudando uma intervenção na empresa ou um processo de caducidade, com o encerramento precoce da concessão.
“Os irmãos Batista vão levar o filé mignon, que são os ativos térmicos, mas em troca vão ajudar o Governo a resolver a situação da Amazonas Energia, que estava completamente quebrada,” disse essa fonte, acrescentando que essa é de longe a solução menos traumática para o sistema.
Fonte: BNC Amazonas
Curta nossa Página no Facebook