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A Defesa Civil Nacional citou que os municípios beneficiados devem apresentar prestação de contas detalhada dos recursos aplicados.
Seis cidades do Amazonas que tiveram situação de emergência por inundação reconhecida pelo Governo Federal receberão o repasse total de R$ 5,4 milhões por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O valor será dividido entre as localidades, conforme autorização publicada na edição de sexta-feira (4) do Diário Oficial da União (DOU).
O ato administrativo indica que os valores serão usados em ações emergenciais como assistência humanitária, aquisição de alimentos e reparos em infraestrutura danificada. A Defesa Civil Nacional citou que os municípios beneficiados devem apresentar prestação de contas detalhada dos recursos aplicados.
Confira os cidades e os valores contemplados:
- Tefé: R$ 550.972,32 (Inundações)
- Tonantins: R$ 692.428,00 (Inundações)
- Borba: R$ 1.136.925,00 (Inundações/Tempestade)
- Caapiranga: R$ 163.872,00 (Inundações)
- Jutaí: R$ 953.621,00 (Inundações)
- Urucurituba R$ 532.711,40 (Inundações)
Na decisão consta que, caso os municípios não apliquem as verbas de forma adequadas, podem haver a suspensão de novos repasses e responsabilização prevista na legislação.
Situação de emergência
No dia 2 de junho, o Governo Federal reconheceu 30 cidades amazonenses em situação de emergência por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União.
Com o reconhecimento, as prefeituras podem solicitar recursos federais para ações de assistência, como distribuição de cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, além de refeições para equipes que atuam nas áreas atingidas.
Veja a lista completa abaixo:
- Amaturá – Inundações
- Anamã – Inundações
- Apuí – Inundações
- Barreirinha – Chuvas intensas
- Benjamin Constant – Inundações
- Boa Vista do Ramos – Inundações
- Boca do Acre – Inundações
- Borba – Inundações/Chuvas intensas
- Caapiranga – Inundações
- Carauari – Erosão da Margem Fluvial
- Careiro – Inundações
- Careiro da Várzea – Inundações
- Coari – Inundações
- Eirunepé – Inundações
- Fonte Boa – Inundações
- Guajará – Inundações
- Humaitá – Inundações
- Ipixuna – Inundações
- Itamarati – Inundações
- Japurá – Inundações
- Juruá – Inundações
- Jutaí – Inundações
- Manacapuru – Inundações
- Manaquiri – Inundações
- Manicoré – Inundações
- Maraã – Inundações
- Novo Aripuanã – Inundações
- Santo Antônio do Içá – Inundações
- São Paulo de Olivença – Inundações
- Tefé -Inundações
- Tonantins – Inundações
- Urucurituba – Inundações
Para acessar os recursos, os municípios precisam enviar um plano de trabalho por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Após a aprovação, o valor é oficializado em nova portaria publicada no DOU.
Fonte: G1
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