Portal NDC
Amazonas

Fornecimento de luz é normalizado em Manaus, diz Amazonas Energia

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Adrianópolis, celebrou a missa com velas por falta de energia na igreja. — Foto: Leandro Guedes/Rede Amazônica

Curta nossa Página no Facebook

Apagão na capital se deu por volta das 14h, após um desligamento intempestivo da linha de transmissão que pertence à empresa transmissora da Amazonas Energia.

O fornecimento de energia elétrica foi normalizado às 22h de domingo (14) em todos os bairros de Manaus afetados por um desligamento em uma linha de transmissão, de acordo com a Amazonas Energia. Além de Manaus, as cidades de Manacapuru e Iranduba, no interior do Amazonas, também tiveram o fornecimento interrompido.

Em Manaus, bairros como Praça 14, Japiim 2, Parque das Laranjeiras, Flores, Alvorada, Ponta Negra, Belvedere e Coroado enfrentaram interrupções no fornecimento de energia. Alguns pontos do Centro tiveram a energia restabelecida por volta das 17h, mas em algumas áreas, o serviço só foi normalizado mais de 7 horas após o início do problema.

O apagão na capital e nas demais cidades se deu por volta das 14h, após um desligamento intempestivo da linha de transmissão que pertence à empresa transmissora. Segundo a concessionária, as Zonas Centro-Oeste, Sul, Centro-Sul e parte da Zona Norte da capital foram afetadas.

A partir das 15h10, conforme informações da empresa, ocorreu o desligamento total da subestação Lechuga, que pertence ao Sistema Interligado Nacional. Com isso, houve a interrupção de 85% do fornecimento de energia na capital, e também em Presidente Figueiredo, no interior.

O problema no serviço elétrico da região gerou também prejuízos no fornecimento de água. Conforme a Águas de Manaus, as Estações de Tratamento de Água I e II, que funcionam no Complexo da Ponta do Ismael, tiveram o funcionamento interrompido devido à ausência de luz.

No entanto, embora a Amazonas Energia tenha confirmado o reestabelecimento da energia elétrica às 22h, locais como o bairro Aparecida, às 23h30, ainda permanecia sem luz, de acordo com relatos de moradores.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia afirmou que foi instalado uma sala de situação para acompanhar o suprimento energético e entender as causas do incidente no estado do Amazonas.

Por meio de determinação da pasta, as equipes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Amazonas Energia iniciaram os procedimentos de recomposição do sistema para o retorno de 100% do atendimento na região.








Fonte: G1 AM

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais