Portal NDC
Futebol

Endrick marca primeiro gol pela seleção, e Brasil vence Inglaterra na estreia de Dorival Júnior

Endrick fez o gol da vitória do Brasil sobre a Inglaterra em Wembley — Foto: Divulgação/CBF

Curta nossa Página no Facebook

Jovem de 17 anos decretou o placar de 1 a 0, em Wembley, na reta final do segundo tempo

Não poderia começar melhor o trabalho de Dorival Júnior à frente da seleção brasileira. Em um jogo eletrizante no estádio de Wembley, na cidade de Londres, a equipe venceu a Inglaterra por 1 a 0, com o gol de Endrick, que marcou pela primeira vez com a amarelinha — ou melhor, com a camisa azul. Um amistoso de atuação segura na defesa e de uma profusão de chances na frente terminou com uma vitória mais do que justa, decretada na reta final do segundo tempo, e que representou um marco para um novo reinício.

O resultado do jogo diria pouco, por ser, literalmente, a estreia de um ciclo no meio do caminho e em um teste de fogo. Porém, a vitória enche de confiança uma equipe que veio de um dos piores anos da história do futebol brasileiro. O tão pedido amistoso contra uma seleção europeia de ponta parecia chegar no momento errado, mas foi bom ver os sinais do que o Brasil de Dorival poderá apresentar, liderado pela atuação de Lucas Paquetá.

Em uma partida eletrizante onde os dois meios de campo ofereciam espaços de sobra, a seleção criou seus principais lances em jogadas de toques verticais muito rápidos e eficientes. Se o meia do West Ham parecia pilhado e distribuía faltas a rodo — punido com cartão amarelo ainda no primeiro tempo —, também protagonizou as principais chances.

Principalmente, quando concluiu jogada confusa na área da Inglaterra e carimbou a trave direita de Pickford. Antes, havia conectado ótimo passe para Vini Jr., que tentou tirar do goleiro mas chutou fraco e permitiu que Walker afastasse.

O trio de ataque — que também teve Rodrygo e Raphinha — desperdiçou chances imperdoáveis na primeira etapa, que poderiam ter dado a vantagem no intervalo. O jogador do Barcelona aproveitou uma desatenção de Maguire e mandou uma bola que passou raspando.

Os donos da casa tentavam exercer pressões pontuais, mas engrossavam na hora das finalizações ou mesmo de cruzamentos. Pareceu que a seleção soube administrar o momento de ceder ao ataque adversário — tinha problemas na marcação pela direita e na sobra da segunda bola — e de sair com seu quarteto ofensivo. Em sua estreia pela seleção principal, Bento fez boas intervenções quando foi preciso.

A segunda etapa veio com a Inglaterra exercendo pressão novamente nos primeiros minutos, mas esbarrando numa atuação bem segura da defesa brasileira. Paquetá seguia no destaque e criou uma finalização cheia de efeito que passou raspando a trave. A seleção tinha chances muito mais claras e foi premiada a partir do momento que começaram as substituições.

Com chances de ser expulso, Paquetá saiu junto de Rodrygo, com ambos dando lugar a Andreas Pereira e Endrick. E estrela do jovem craque de 17 anos do Palmeiras brilhou sobre o gramado de Wembley. Em uma jogada onde o meia que acabara de entrar lançou Vini Jr, Endrick viu o chute do camisa 7 ser defendido e parar em seus pés. Bem posicionado, só teve o trabalho de escorar para o gol.

O garoto ainda poderia ter sacramentado a vitória com um segundo gol, após contra-ataque fulminante já nos acréscimos. Porém, parou nos pés de Pickford. Nada que tire o brilho de um dos gols mais especiais de sua carreira.

 

 

 

 

Fonte: O Globo

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais