Portal NDC
BrasilMeio Ambiente

Cheiro de sucuri causa arrepios em MS; descubra qual o aroma da cobra e saiba quando uma está por perto

Curta nossa Página no Facebook

Sucuris têm cheiro? A resposta é sim. Temida por muitos, a espécie possui um aroma específico que permite a pescadores, biólogos e pessoas em geral, reconhecerem e sentirem quando uma ou várias delas estão por perto. Mas, que cheiro é esse? Apesar da divergência entre as opiniões, com os relatos abaixo, é possível ter uma noção e identificar se uma sucuri está próxima.

Para alguns pescadores e moradores das regiões ribeirinhas de Mato Grosso do Sul, o cheiro de sucuri remete ao mesmo odor de um ovo podre. “Pai” dessas cobras em MS, ou Velho do Rio da vida real, Vilmar Teixeira confirma, mas acrescenta outro aroma que também se assemelha ao da espécie, destacando que as sucuris fedem – e muito.

“Não é sempre, mas ela libera o cheiro de um peixe rançoso, o odor é muito forte. Já esse cheiro de ovo podre realmente existe e é liberado quando ela defeca um cocô muito fedido”, relata o guia da região de Bonito ao Jornal Midiamax.

Segundo ele, a cobra costuma soltar odores horríveis ao ser tocada por humanos, como uma espécie de defesa. O cheiro é tão podre que pode causar arrepios e calafrios a quem o sente.

“Lembro o dia em que uma delas comeu e estava bem gorda, quando começou a andar e soltar gases. Essa catinga muito forte ocorre principalmente no período em que elas estão de barriga cheia”, pontua Vilmar.

Divergências sobre o cheiro de sucuri

Conhecido por ter convivido por mais de 14 anos com sucuris em Mato Grosso do Sul, o fotógrafo, biólogo e jornalista Daniel de Granville também comenta ao MidiaMAIS sua opinião sobre o aroma da espécie na qual é especialista.

Para ele, descrever o cheiro é algo muito complicado. “Sim, às vezes ela solta um cheiro forte e desagradável. Principalmente quando é manuseada (já tive a oportunidade de sentir quando acompanhei a captura com uma pesquisadora). Mas também já sentimos este cheiro forte no ar, em uma região onde sabemos que vivem sucuris”, detalha Daniel.

Pedimos para que ele comparasse o “perfume” da serpente com algum cheiro conhecido pelas pessoas. “Difícil saber, né? É um aroma muito diferente. Mas faz sentido essa opinião deles sim”, reconhece o biólogo sobre as ponderações de Vilmar.

No entanto, para De Granville, não é bem “podre” assim. “Para mim, é um cheiro meio ácido misturado com cocô de bicho, Não é cheiro de carniça ou coisa podre – ao meu ver. Descrever cheiro é bem complicado”, diz ele à reportagem, aos risos.

Por fim, Daniel brinca sobre o polêmico odor das sucuris. “Cheiro de suvaco de cobra”, finaliza o fotógrafo, rindo. Agora você já sabe, se estiver em uma região ribeirinha e sentir cheiro de ovo podre, uma sucuri realmente pode estar por perto.

Fonte: Midiamax

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais