Portal NDC
Amazonas

Casos de síndrome respiratória aguda grave crescem no Amazonas, aponta Fiocruz

Vacina contra Influenza — Foto: Divulgação

Curta nossa Página no Facebook

Dados foram divulgados, na quinta-feira (28), no novo boletim InfoGripe da fundação. O informe também mostra que Manaus está entre as 23 capitais brasileiras que apresentam crescimento nos casos de SRAG.

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) cresceram nas últimas seis semanas no Amazonas, apontam os dados do novo boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O informe divulgado, na quinta-feira (28), também mostra que Manaus está entre as 23 capitais brasileiras que apresentam crescimento nos casos de diferentes vírus respiratórios.

A atualização tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 25 de março.

Segundo a Fiocruz, o atual quadro mostra que o aumento de casos, no cenário nacional, é registrado em crianças, jovens e adultos. Esse crescimento foi registrado ainda em diversos estados, entre eles o Amazonas, com diferentes vírus respiratórios como influenza (gripe), vírus sincicial respiratório (VSR) e rinovírus.

No país, há indícios de aumento de SRAG na tendência de longo prazo, que se considera os casos registrados nas últimas seis semanas. Já no período de curto prazo – últimas três semanas – a Fiocruz destaca estabilidade no registro de casos.

Ainda de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de:

  • 16,1% para influenza A;
  • 0,4% para influenza B;
  • 30,1% para VSR;
  • 40,7% para Sars-CoV-2 (Covid-19).

Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 13,9% para influenza A; 0% para influenza B; 5% para VSR; e 79,3% para Sars-CoV-2.

Já nos casos recente sde SRAG por vírus sincicial respiratório (VSR) e rinovírus, registrado em estados de todas regiões, têm impactado principalmente as crianças de até dois anos de idade e crianças e pré-adolescentes, respectivamente.

Capitais

Manaus está entre as capitais que apresentam crescimento nos casos de SRAG. A capital amazonense junto de outras 22 capitais brasileiras contabilizam aumento no número de casos.

 

 

 

 

 

Fonte: G1 AM

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais