Portal NDC
AmazonasMeio Ambiente

Caninana, a cobra mais rápida do Brasil

Curta nossa Página no Facebook

Cobras são animais que geram medo em muitas pessoas independente de suas características. E a cobra caninana (Spilotes pullatus) é uma que ganha destaque por conta de sua agilidade ao se movimentar, pois ela pode desaparecer “em um piscar de olhos”.

Além disso, apesar de não possuir veneno e em geral ser mansa, quando se sente ameaçada, infla o pescoço, arma o bote e ataca o oponente de forma precisa, por isso ganhou fama de “brava”.

Ela é da família Colubridae, característica da América Central e América do Sul. No Brasil, ela ocorre no Cerrado, na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica, podendo ser encontrada em Estados como o Amazonas, o Pará e o Amapá.

Foto: Leandro Avelar
De acordo com as informações do ‘Guia de Cobras da região de Manaus – Amazônia Central’, produzido pelos pesquisadores Rafael de Fraga, Albertina Pimentel Lima, Ana Lúcia da Costa Prudente e William E. Magnusson, publicado pela Editora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), elas são:
 
O dorso dessa cobra ajuda em seu reconhecimento, pois, de modo geral, apresenta uma coloração rajada de amarelo e preto, da cabeça até o meio do corpo ou até o final da cauda. Os olhos são pretos e grandes em relação à cabeça. Elas podem chegar a medir até 2,5 metros.

De hábito solitário, essa espécie se une a outro indivíduo apenas no período de reprodução e a fêmea põe cerca de oito ovos.

Agilidade

Sua característica principal é a agilidade. E ela impressiona, pois tem a capacidade de alcançar boas distâncias em segundos, facilitando suas manobras de caça e afugentando predadores. E sua habilidade de deslocamento ágil não é somente em ambientes terrestres, mas também aquáticos.

Foto: Leandro Avelar

Fonte : Portal Amazônia

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais