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Tragédias são de duas pontes que caíram há mais de dois anos e obras não têm nem previsão.
Duas pontes no Amazonas, na BR-319, estão entre as 108 obras que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não concluiu.
Elas desabaram em setembro e outubro de 2022, nos km 25 e km 34 da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO) pela floresta amazônica.
Na ocasião, pelo menos 12 veículos afundaram nas águas dos rios Curuçá e Autaz Mirim, em Careiro da Várzea (AM). Além disso, cinco pessoas morreram e ao menos dez ficaram feridas.
Então, hoje (28), a coluna Tácio Lorran, do Metrópoles, destaca que esse total de 108 obras paralisadas está relacionado a serviços de recuperação, manutenção e conservação de rodovias federais e pontes.
A princípio, em 2021, no ano anterior ao do acidente, o (Dnit) havia sido alertado sobre problemas na estrutura. Já o órgão informou que o desabamento aconteceu por questões geológicas.
Assim, a travessia no local passou a ser feita por balsa.
Por conseguinte, as obras de reconstrução foram iniciadas em 2022, mas pararam em outubro deste ano, após o Dnit romper o contrato com a empreiteira.
Contudo, o Dnit encerrou o contrato de R$ 43,3 milhões com a empresa J. Nasser Engenharia para reconstrução das duas pontes que desabaram em 2022, na rodovia BR-319.
Segundo o Dnit, a construtora não cumpriu o cronograma proposto e, com isso, as obras ficarão paralisadas até que uma nova empresa assuma o serviço.
“O DNIT informa que o contrato com a empresa responsável pelas obras de reconstrução das pontes sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim, em Careiro da Várzea, na BR-319, foi encerrado em razão do não cumprimento do cronograma proposto, que resultou no atraso dos serviços”, informou o órgão.
Nova licitação
Por outro lado, uma nova licitação foi homologada e outra empresa assumiu o contrato. A previsão é de que as obras sejam retomadas em janeiro.
Trata-se da Construtora Etam, conforme divulgou o Diário Oficial da União, dos dias 11 e 13 de dezembro, que estabelece o prazo de execução das obras das duas pontes entre 10 de dezembro de 2024 e 9 de outubro de 2025.
De acordo com as publicações, o valor dos serviços da ponte sobre o rio Curuçá será de R$ 27.356.724,87 e da estrutura sobre o rio Autaz Mirim é de R$ 28.858.292,97.
Fonte: BNC Amazonas
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