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O governo planeja concluir estudos até o final do ano para pavimentar a BR-319. Melhorias continuam enquanto aguardam o início das obras de asfaltamento.
O Ministério dos Transportes decidiu concluir os estudos sobre a BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), para depois começar a asfaltar o trecho do meio (entre os quilômetros 177,8 ao 655,7).
O asfaltamento desses 405 quilômetros vai garantir a trafegabilidade nos 885 quilômetros da estrada durante todo o ano.
O governo pretende reunir diversos órgãos até o final do ano para montar um cronograma de estudos para começar a recuperação da rodovia.
O Ministério dos Transporte disse que o ambiente jurídico é positivo para retomada das obras.
O governo obteve uma decisão favorável do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que anulou a liminar que impedia a pavimentação do trecho do meio. A ação foi proposta pela Advocacia-Geral da União (AGU).
“O resultado desses estudos vai apontar para que condicionantes [que precisam ser implementadas] e só a partir daí é que você pode dizer: cumpridas essas etapas, tem-se, então, a etapa de obras”, disse ao site Metrópoles o subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides.
De acordo com ele, a pasta está propondo “antecipar o futuro”.
“Vamos fazer um debate franco, sincero, honesto e transparente. Vamos definir um cronograma a perseguir e vamos para campo”.
Para Benevides, é necessário dar maturidade ao projeto antes de começar, efetivamente, as obras de pavimentação, que ainda não têm previsão de serem retomadas.
Melhorias
Enquanto se realizam os estudos, o governo diz que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai continuar atuando nas obras como as passagens para a travessia segura de animais e a substituição de pontes.
No início deste mês, o Dnit concluiu 22 quilômetros da estrada, no trecho que liga a capital de Rondônia ao município amazonense de Humaitá.
No local, o órgão anunciou que foram realizadas obras de fresagem, reciclagem, tratamento superficial duplo e aplicação de concreto betuminoso usinado a quente, recuperação da sinalização horizontal entre outras ações de manutenção.
“A BR-319, que tem cerca de 200 quilômetros de extensão entre Porto Velho e Humaitá, está passando por melhorias em vários pontos. Além da revitalização do pavimento, estão sendo realizados serviços como a reinstalação de bueiros e ajustes na geometria da rodovia”, diz nota do Dnit.
O departamento alegou que a rodovia é um importante trajeto para a região Norte do país, a única ligação terrestre entre o Amazonas e os estados de Roraima e Rondônia e ao restante do país.
“As ações do Dnit na rodovia fazem parte de um esforço do governo federal para ampliar a qualidade da infraestrutura de transporte em todo o país, melhorando a fluidez do transporte de cargas e a mobilidade na região”.
Fonte: BNC Amazonas
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