Curta nossa Página no Facebook
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, garantiu ao deputado federal Átila Lins (PSD-AM) que o festival folclórico de Nova Olinda do Norte receberá o apoio do governo federal. A festa acontecerá no fim de agosto, início de setembro deste ano.
Nesta quarta-feira (7), o decano da bancada amazonense esteve no Ministério da Cultura (MinC) para pedir agilidade no processo de autorização de captação de recurso para festival folclórico por meio da Lei Rouanet.
Dessa forma, Átila informou à ministra Margareth Menezes que o prefeito de Nova Olinda do Norte, Adenilson Reis, já deu entrada no MinC ao pedido de apoio cultural.
Tal autorização permitirá o município arrecadar recursos para a realização do festival através da lei de incentivo à cultura (Lei Rouanet).
“Assim, expliquei à ministra que o município irá realizar no fim de agosto e início de setembro, seu festival folclórico, que movimenta a economia local e cidades vizinhas’, disse Átila Lins.
Homologação
Segundo o deputado amazonense, Margareth Menezes deu garantia de que o projeto será homologado e que, nos próximos dias, caso não haja pendências, sairá a publicação no Diário Oficial da União.
Assim, o município poderá iniciar a captação de recursos para a realização do festival Folclórico de Nova Olinda do Norte.
Tradição folclórica
Com uma população de mais de 38 mil habitantes, Nova Olinda do Norte está localizado a 126 km da capital Manaus.
Entre os atrativos da cidade estão as belezas naturais e o folclore dos bois-bumbás que participam de um tradicional festival.
De acordo com a prefeitura, a disputa tradicional entre boi-bumbá Corre Campo (vermelho e branco) e boi-bumbá Diamante Negro (azul e branco) acontece no último final de semana do mês de agosto.
O festival folclórico de Nova Olinda acontece no no Centro Cultural Antônio Vieira da Silva (Taracubiu).
Foto/divulgação
*BNC
Curta nossa Página no Facebook