Portal NDC
Futebol

Artur Jorge ‘muda’ a história do Botafogo, segue o sucesso dos portugueses e é o melhor treinador do Brasileirão

Artur Jorge, treinador do Botafogo, recebe o prêmio Telê Santana no Bola de Prata Aposta Ganha de 2024. Arte/ESPN

Curta nossa Página no Facebook

Artur Jorge chegou em um dos ambientes que não era dos mais fáceis no Botafogo. Era um ótimo time em campo, é verdade. Mas o peso da perda do Brasileirão de 2023 era enorme.

Mas ele mostrou que sabe se adaptar rápido a qualquer ambiente. Apagou qualquer má impressão que havia, conquistou os títulos da CONMEBOL Libertadores e do Campeonato Brasileiro e termina o ano coroado no Prêmio ESPN Bola de Prata Aposta Ganha como o melhor técnico do ano em 2024.

O técnico não só “arrumou a casa” como ainda superou as expectativas. Com uma defesa sólida e um quarteto ofensivo formado por Luiz Henrique, Savarino, Almada e Igor Jesus, o português montou o time que jogou o melhor futebol da América do Sul em 2024.

Ele comandou o Glorioso nas conquistas da Copa Libertadores e do Brasileirão deste ano e, assim, seguiu os passos de Jorge Jesus e Abel Ferreira. Um objetivo que ele mesmo havia revelado que tinha. Em menos de um ano, já conseguiu!

“Não (conversei com Abel Ferreira e Jorge Jesus). Aquilo que posso pegar é o resultado final. Quero repetir o que eles conseguiram fazer. Eu os acompanhei de Portugal. Cabe a mim a responsabilidade de liderar uma equipe e lutar por essa vitória como se não houvesse amanhã”, disse o Artur.

Quando o time do Botafogo começou a oscilar na reta final do Brasileirão e alguns torcedores até começaram a pensar que o final trágico de 2023 se repetiria, coube ao comandante se impor novamente e mudar o desfecho da história neste ano.

“Recordo que tivemos uma conversa com os jogadores quando tivemos três empates, quanto todo mundo passou a duvidar desse Botafogo, a ficar com dúvidas da nossa capacidade. Vou usar uma metáfora: é quase que uma balançada de barco, em que percebemos quem salta e quem se mantém lá dentro. Eu pude dizer aos jogadores que ninguém saltou”, disse o português após a vitória do Botafogo contra o Internacional, que encaminhou o segundo título da primeira divisão nacional da história do clube.

E agora, com o Troféu Telê Santana, de melhor técnico da temporada, ele faz com que os portugueses “encostem” nos brasileiros. O prêmio para treinador passou a ser entregue em 2016 e, desde então, ele ficou cinco vezes com brasileiros (Cuca, duas vezes, Fábio Carille, Felipão e Rogério Ceni) e quatro agora com portugueses (Jorge Jesus, Abel Ferreira, duas vezes, e agora Artur Jorge).

Agora o objetivo de Artur Jorge pode ser repetir Abel Ferreira mais uma vez e conquistar o bicampeonato da Bola de Prata em 2025.



Fonte: ESPN

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais