Portal NDC
Política

Amazonas não tem candidato entre mais competitivos de PL e PT

📸 Divulgação

Curta nossa Página no Facebook

O PL e PT têm candidatos competitivos nas maiores cidades brasileiras, mas o centro é apontado como o grande vencedor do 1º turno em 6 de outubro.

O cenário das eleições municipais de 2024 no Brasil destaca a força de partidos como o PL, de Jair Bolsonaro, e o PT, de Luiz Inácio Lula da Silva, em diversas capitais e grandes cidades do país. No entanto, o Amazonas, não conta com candidatos competitivos desses dois partidos nas pesquisas mais recentes. Esse fato é notável, considerando que o PL tem 18 filiados liderando ou empatados tecnicamente em 97 dos 103 municípios do chamado G103, que abrange as cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores. Já o PT, por sua vez, contabiliza 11 nomes em primeiro lugar ou tecnicamente empatados nessas cidades.

Em capitais como Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Rio Branco (AC), o PL se destaca com candidatos na liderança. O partido, que atraiu diversas figuras da direita e centro-direita, vem consolidando sua presença nas grandes disputas municipais.

O PT, tradicionalmente identificado com a esquerda, também tem mostrado força em cidades como Porto Alegre (RS), Teresina (PI) e Fortaleza (CE), onde seus candidatos estão entre os mais competitivos. Entretanto, quando se trata do Amazonas, tanto o PL quanto o PT não conseguiram emplacar nomes entre os mais cotados para vencer a eleição na capital, Manaus, ou em outras cidades do estado.

Essa ausência de candidatos competitivos no Amazonas é significativa, especialmente porque outros partidos, principalmente do centro político, têm conseguido ocupar esse espaço.

Siglas como União Brasil, PSD, MDB e PP estão entre as legendas também de destaque no cenário nacional, sendo as que têm mais candidatos em primeiro lugar ou empatados na margem de erro nas pesquisas de intenção de voto.

Isso reflete uma tendência de fortalecimento do centro político nas eleições de 2024, que pode sair como o grande vencedor do primeiro turno, programado para 6 de outubro.

No caso de Manaus, o cenário é ainda mais curioso, já que a capital amazonense não é um dos focos de destaque para os principais partidos.

A falta de representação do PL e do PT no Amazonas pode indicar uma reconfiguração do cenário político local, onde partidos de centro ou alianças regionais podem desempenhar um papel mais relevante do que as grandes siglas nacionais, especialmente à medida que a corrida eleitoral avança.

 

 

Fonte: BNC Amazonas

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais