Portal NDC
Amazonas

Acidentes de motos lideram ranking de acidentes durante o Carnaval em Manaus

(Foto: Arquivo A CRÍTICA)

Curta nossa Página no Facebook

O acumulado é referente ao período entre os dias 12 e 17 de fevereiro, quando 537 pessoas deram entrada nas unidades de saúde da capital por causa de sinistros nas vias públicas

Acidentes com motocicletas somam 63% dos atendimentos envolvendo vítimas no trânsito durante o carnaval, em Manaus, neste ano. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) registram ainda 14 atropelamentos.  

O acumulado é referente ao período entre os dias 12 e 17 de fevereiro, quando 537 pessoas deram entrada nas unidades de saúde da capital por causa de sinistros nas vias públicas. Este levantamento mostra que 342 casos envolveram motociclistas, 157 foram computados como “diferentes ocorrências”, 24 foram com motoristas de carros, além dos atropelados.  

Os atendimentos gerais durante o carnaval totalizaram o quantitativo de 55.367 na rede de urgência e emergência de Manaus, que atuou durante 24 horas em todos os dias de folia. “A nossa rede de urgência e emergência seguiu em funcionamento ininterrupto, com equipes reforçadas e preparadas para atendimento. Nosso objetivo é assegurar assistência oportuna, com agilidade e segurança durante todo o Carnaval”, destacou a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.  

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) também divulgou os dados das atividades relacionadas a Operação Lei Seca, realizada em todas as zonas da capital. O balanço fechou com a redução de 44% nos resultados positivos em testes de alcoolemia no comparativo deste ano com 2025 (214 atualmente contra 381 da operação do último ano). 

“A fiscalização é muito importante para que possa inibir o condutor que ainda insiste em dirigir depois de ingerir bebida alcoólica. Então, mais uma vez, a gente pede a contribuição. O Carnaval acabou, mas continuam as outras operações nas ruas. E pedimos à população sempre a consciência de que álcool e direção não combinam”, comentou o diretor-presidente do Detran-Am, David Fernandes. 

A operação teve 332 irregularidades registradas em toda a Manaus, das quais as mais recorrentes foram: 

• Dirigir sem habilitação (16);
• Motociclista sem capacete (13);
• Veículo sem equipamento obrigatório (11);
• Veículo não licenciado (10);
• Habilitação vencida há mais de 30 dias (7) e 
• Permitir condução a pessoa não habilitada (7).

 

Fonte: Acrítica 

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais