Portal NDC
InternacionalMeio Ambiente

Raio-x mostra que uma cobra boca-de-algodão comeu uma píton birmanesa no zoológico de Miami; veja imagens

Curta nossa Página no Facebook

Uma cobra boca-de-algodão, nativa do Parque Nacional Everglades, situado no estado americano da Flórida, comeu uma espécie invasora: a píton birmanesa. Os dois animais viviam no zoológico de Miami e eram monitorados por veterinários. Um exame de raio-x, divulgado nesta quinta-feira, comprovou que um réptil se alimentou do outro.

“Você pode ter ouvido as notícias sobre o lince que foi documentado roubando e consumindo ovos de uma píton birmanesa invasora nos Everglades. Mas essa não é a única espécie nativa que está revidando!”, escreveu o zoológico em um post no Facebook.

De acordo com a postagem, a píton que estava sendo rastreada foi encontrada no trato digestivo de um boca-de-algodão nativo.

“Você pode ver a espinha e o transmissor da píton dentro da boca de algodão neste raio-X”, explica o zoológico, na publicação.

A refeição teria sido consumida na Big Cypress National Preserve em junho de 2021. E um artigo sobre o caso foi publicado na revista científica “Natural History – original notes”, nesta semana.

Segundo os pesquisadores, as pítons, apesar do tamanho relativamente grande, são vulneráveis à predação quando filhotes. “Durante os meses de verão,pítons recém-nascidos se dispersam de seus locais natais, muitas vezes usando hidrovias e pântanos para viajar”, explica o texto.

O espécime encontrado dentro da boca-de-algodão era juvenil. “A expansão da dieta de espécies nativas para incluir pítons invasoras pode ter algum impacto ecológico”, acrescenta o artigo.

A boca-de-algodão é considerada como extremamente perigosa. Ela é uma das cobras mais venenosas da América, mas só ataca quando se sente provocada. Sua principal característica é a velocidade, que chega a 2,98 m/s no momento do bote. O réptil vive em rios e lagos do sudeste dos Estados Unidos.

*O Globo

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais