Curta nossa Página no Facebook

Com o tema “Perspectivas para o desenvolvimento jurídico no Amazonas e no Brasil”, evento ocorrerá de 4 a 7 de novembro
Com o tema “Perspectivas para o desenvolvimento jurídico no Amazonas e no Brasil”, o curso de Bacharelado em Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza, de 4 a 7 de novembro, a Semana Jurídica de Direito. A programação inclui palestras, seminários, mesas-redondas e minicursos, todos com inscrições gratuitas.
O evento contará com a participação de renomadas personalidades do campo jurídico, entre elas o desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, os procuradores do Estado José Gebran Batoki Chad e Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho, o ex-secretário de Meio Ambiente José Roque Nunes Marques, o advogado da União André Petzhold Dias e a embaixatriz de Angola, Iracelma Medeiros Vaz de Almeida.
Organizada pelo Centro Acadêmico de Direito, a Semana Jurídica abordará temas contemporâneos do Amazonas, como a infraestrutura da BR-319, a sustentabilidade do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e as relações internacionais, aproximando o diálogo entre universidade e sociedade e destacando o papel do Direito como instrumento de transformação e justiça social.
Inscrições abertas
As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 23h59 do dia 3 de novembro, pelo site www.even3.com.br/semana-juridica-639031. O evento é voltado a estudantes de Direito, de outras áreas e ao público externo.
“O link está disponível nas nossas redes sociais. As inscrições são ilimitadas, com exceção dos minicursos, que têm vagas restritas”, explicou Lucas Alexandre.
A programação inclui atividades práticas e acadêmicas, apresentações de trabalhos científicos, minicursos e um júri simulado, reforçando a integração entre ensino e prática jurídica.
117 anos
A Faculdade de Direito da Ufam, que completa 117 anos em 2025, reforça com o evento sua tradição e relevância na formação jurídica do Amazonas. O professor doutor Adriano Ferreira, diretor da unidade, ressaltou a importância da participação estudantil no fortalecimento dos quatro eixos da universidade — ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Ferreira também avaliou positivamente a reformulação do formato do evento.
“As palestras trazem o ensino, mas reforçam a extensão, com atividades voltadas à sociedade. A pesquisa será evidenciada com cursos e publicações, e a inovação aparece nas reflexões e práticas que conectam o conhecimento ao dia a dia acadêmico”, concluiu.
Fonte: A Crítica
Curta nossa Página no Facebook

