Curta nossa Página no Facebook
Durante a tarde deste domingo (31), foram oficializados durante convenção, os candidatos que representarão o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) no Amazonas. Na ocasião, foi apresentada a candidatura do advogado Marcelo Amil, ao Governo do Amazonas e de seu vice, o sociólogo Luiz Carlos Marquez. O evento, que foi realizado na sede do Sul América Esporte Clube, na praça São Francisco, bairro São Raimundo, apresentou ainda o sindicalista Heberth Amazonas como candidato a senador, e os candidatos a deputados federais e estaduais. Filiados ao partido também participaram do momento.
Em entrevista coletiva, Marcelo Amil, que já foi candidato a prefeito de Manaus em 2020, pelo PCdoB, falou sobre a defesa da democracia.
“A história não permite que você se omita. A gente entende que o PSOL desde sempre teve uma posição firme na defesa da democracia e, nesse momento que a democracia está sob ataque e nós temos um presidente genocida, ameaçando a democracia, nós precisamos firmar posição. O PSOL está firmando posição, o PSOL tem lado, o PSOL sempre teve ao lado do povo, e nós vamos mostrar essa mensagem da forma mais clara possível, disputando essa eleição, e apresentando uma alternativa pro povo do Amazonas”.
Apoio a Lula
Na convenção, foi possível identificar ainda um grande cartaz com a imagem do candidato à presidência da República Lula, ao lado de outro cartaz com a imagem de Marcelo Amil.
O PSOL fez a federação com a REDE a nível nacional, no entanto, Amil deixa claro que o apoio à presidência é do ex-presidente Lula.
“Estamos federados com a REDE, há uma articulação, uma possibilidade nacional de liberação de militantes para apoiar outras candidaturas nacionais, mas não é o caso do PSOL. Nós estivemos ao lado da presidenta Dilma, quando ela sofreu um golpe em 2016. Nós estivemos ao lado do presidente Lula desde o primeiro momento nesse processo eleitoral, e nós estaremos com o presidente em qualquer cenário”, ressalta o candidato.
Ao lado de Marcelo Amil, o vice-candidato ao governo pelo PSOL, Luiz Carlos Marquez, falou sobre o porquê de ter aceitado o desafio. “O povo brasileiro está com fome, o povo brasileiro tem todos os problemas e todos os motivos para se revoltar, e nesse momento nós precisamos urgentemente de uma alternativa popular para o País, e democrática”.
Conferência eleitoral
No início da convenção, a presidente do partido no Amazonas, Rosilane Almeida, citou a conferência eleitoral que foi realizada no último dia 16 de junho, que lançou o médico Israel Tuyuka como pré-candidato ao Governo. Ele teria sido lançado como aposta de uma corrente interna do PSOL. No entanto, não houve unanimidade. Outro grupo do partido já havia inclusive lançado como pré-candidato o advogado Marcelo Amil.
Rosilane não foi convocada pela presidência da legenda para essa conferência, que ela tratou apenas como uma reunião de filiados.
Então, neste domingo, durante a convenção foi homologada a não conferência. Os filiados presentes votaram, e decidiram por homologar a convenção.
Amil falou sobre como funcionou a sua indicação dentro da sigla. “O PSOL é um partido de tendências, então as discussões são normais, elas acontecem, e você tem os foros efetivos. O foro efetivo de decisão é a convenção estadual. Então, democraticamente vim pra convenção, trouxe o meu nome, tô tendo a honra de receber o apoio maciço e declarado, dos diretórios do interior, declarando apoio ao nosso nome”, concluiu.
Candidatos a cargos legislativos
Para o cargo de deputado estadual serão 25 candidatos, sendo 13 do Psol e 12 da Rede. Na convenção deste domingo foram anunciados os nomes de Kátia Sorah; Laís Santos; Nildelene Soares; Larissa Fernanda; Val Santos; Raimundo Nonato; Camila Sousa; Feliciano Remédios; Valter Rodrigues; Erivam dos Santos; Edmilson Martins; Felix Valois e Luiz Lopes.
Na Federação Psol/Rede são nove candidatos a deputados federais, sendo que sete foram anunciados pela presidente Rosilane Almeida durante a convenção. São eles: Amanda Monteiro; Kesya Tavares; José Luiz; Roberto Santino; Welton Oda; Ricardo Souza da Silva e José Roberto. Cinco destes serão escolhidos na formar a chapa conforme a federação. Os outros quatro serão anunciados pela Rede.
Foto: Divulgação
Fonte: Acritica.com
Curta nossa Página no Facebook