Portal NDC
Economia

Amazonas bate recorde histórico no número de trabalhadores com carteira assinada

(Foto: Agência Brasil)

Curta nossa Página no Facebook

O setor de serviços segue liderando a geração de postos de trabalho, com 250 mil empregados

O Amazonas renovou em agosto de 2025 o recorde histórico no número de trabalhadores com carteira assinada, aponta o Relatório ANA (Análise de Negócios no Amazonas). Dados do Caged, organizados por pesquisadores do Grupo de Pesquisas em Finanças e Inovação, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mostram que o estado alcançou 569.128 vínculos formais, consolidando uma trajetória de crescimento contínuo desde janeiro de 2023, quando havia 494,2 mil empregados formais.

Setores – O setor de serviços segue liderando a geração de postos de trabalho, com 250 mil empregados. A indústria do Polo Industrial de Manaus (PIM) responde por 133 mil vínculos, enquanto o comércio soma 131 mil. Outros segmentos, como agricultura, extrativismo e afins, contabilizam 47 mil trabalhadores.

Vagas – O saldo positivo em agosto foi puxado principalmente pelo comércio, que abriu 860 novos postos, seguido por serviços e indústria, com 625 vagas cada, além de outros setores, que adicionaram 527 empregos.

Crescente – A evolução demonstra um fortalecimento consistente da economia amazonense: desde abril de 2023, quando o estado registrava 500,9 mil empregos formais, o número não parou de crescer. Em dezembro de 2024, o total já alcançava 553,8 mil, e em apenas oito meses de 2025 houve avanço de mais 15 mil vínculos.

Destaque – O resultado reflete, segundo os pesquisadores, não apenas o dinamismo do PIM, mas também a expansão do setor de serviços e a retomada do comércio, que vêm sustentando a economia do estado em meio a desafios nacionais.

PEC do PIX – O senador Plínio Valério (PSDB) entrou em “campanha” no Senado para pressionar a Casa a votar a PEC 65, que dá autonomia orçamentária ao Banco Central e ainda blinda o PIX contra taxações de qualquer governo. Ele cita 19 fraudes por minuto e R$ 4 bilhões já desviados em 2025 como argumento para fortalecer a equipe técnica do BC e garantir segurança no sistema.

Alerta – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) reuniu órgãos de saúde e defesa do consumidor para discutir um protocolo contra intoxicação por metanol. Uma recomendação será expedida para reforçar fiscalização e orientar a população.

Vigilância – Visa Manaus, FVS e Procon anunciaram intensificação de inspeções em bares e adegas. Após diversas mortes, o Ministério da Saúde emitiu nota técnica nacional sobre o risco.

Vexame – A Justiça Federal determinou que o Incra adote uma série de medidas para melhorar a infraestrutura de suas unidades no Amazonas, após ação civil pública ajuizada pelo MPF. Em até 120 dias, o instituto deve realizar reformas, manutenção e limpeza dos prédios, além de garantir veículos, motoristas e equipamentos básicos em até 90 dias.

Modernização – A decisão também exige regularização de diárias e passagens de servidores em 30 dias e a digitalização completa dos processos administrativos em até 180 dias. A ação do MPF teve como base denúncia do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários.

 

Fonte: A Crítica 

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais