Portal NDC
Polícia

Homem é linchado até a morte no bairro Japiim; suspeitos fugiram

Delegacia Especializada em Homicídios vai investigar a morte ocorrida no beco Doutor Romeu, no Japiim (Foto: Divulgação)

Curta nossa Página no Facebook

Crime ocorreu na tarde deste sábado no beco Doutor Romeu e a suspeita é de que a vítimas tenha cometido um crime sexual

Um homem que não teve a identidade confirmada foi morto a pauladas na tarde de sábado (27), no beco Doutor Romeu, no bairro Japiim, zona sul de Manaus. A violência do crime fez com que o crânio da vítima ficasse deformado, dificultando a identificação. 

De acordo com boletim de ocorrência registrado na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), a polícia foi comunicada do crime por volta das 17h. Ao chegarem no local, os policiais já encontraram a vítima sem vida.

A polícia abriu uma investigação para apurar as possíveis causas do crime, mas há suspeita que o homem morto tenha praticado algum crime sexual contra menor de idade e tenha sido punido por terceiros. Não se sabe ainda quantas pessoas participaram do linchamento, já que não havia suspeitos nas proximidades quando a polícia chegou.

Os linchamentos são um problema de segurança pública. Uma pesquisa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aponta que pelo menos 345 casos foram registrados no Amazonas entre 2011 e 2020. O estudo tem como alvo Manaus – assim como as cidades de São Luiz (MA) e Vitória (ES). 

Conforme o documento, em 2011 foram registrados cinco casos de linchamento, enquanto em 2020 foram confirmados 78. Sobre o perfil das vítimas do linchamento, a pesquisa aponta que 98% foram confirmadas como sendo homens, sendo que 93% não são brancos, e 55% eram jovens.

Ao menos três casos de maior repercussão aconteceram em 2025. Em um deles, de agosto, um homem foi espancado e queimado vivo no município de Tonantins, a 863 quilômetros de Manaus, após ser apontado como o assassino da própria esposa e por esfaquear a enteada.

 

Fonte: A Crítica 

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais